PMA inicia segunda etapa do programa de coleta seletiva no Augusto Franco

Serviços Urbanos
12/08/2013 18h42
Início > Noticias > 55408

Na manhã desta segunda-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), deu início à segunda etapa da inserção do programa de coleta seletiva no Conjunto Augusto Franco. A iniciativa de conscientização dos moradores acontece até o dia 14, quando será iniciada a primeira coleta. Todo o material recolhido no conjunto será destinado ao Centro de Triagem no bairro 17 de Março, onde funciona a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), formada por ex-catadores do antigo lixão do Santa Maria.

A primeira etapa da ação foi desenvolvida entre a avenida Maria Pastora e a Canal 5 e os dias de segunda-feira já são dedicados à coleta seletiva nesta região do conjunto. A segunda etapa do projeto irá se concentrar entre as avenidas Canal 4 e Canal 5, onde o recolhimento de material reciclável será realizado toda quarta-feira.

A assessora técnica da Emsurb Trícia Dantas acompanhou o trabalho de conscientização da segunda etapa do programa executado por agentes e educadores ambientais. "Todas as segundas e quartas os integrantes da Coores irão de porta em porta recolher material reciclável das residências e para que isso seja desenvolvido com êxito, os agentes ambientais estão realizando até o próximo dia 14 a conscientização dos moradores para que colaborem com o programa. Os catadores estão uniformizados e receberam toda a estrutura para atuar com qualidade na região", explicou.

Karina Oliveira comentou da receptividade da comunidade em relação ao programa. "Os moradores do conjunto estão bem receptivos desde o início da inserção do projeto. Nosso objetivo nesta ação é a partir de uma parceria junto com os integrantes da Coores conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e informar quais materiais podem ser utilizados para esta atividade", esclareceu a educadora ambiental.

Os doze cooperados que atuam no conjunto desenvolvem o trabalho de recolhimento de material reciclado com o apoio de carrinhos coletores e sacolas conhecidas como ‘bags', disponibilizados pela Coores. Um ponto de apoio do projeto foi montado no início da Avenida Heráclito Rollemberg (Canal 5) e na Avenida Maria Pastora, facilitando também o recolhimento dos resíduos em um local fixo.

Divulgação

Além da informação passada pelos próprios agentes em cada residência, um carro de som está circulando pelo bairro fazendo a divulgação do projeto. E na próxima quarta-feira, 14, o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, explicará o funcionamento do programa de coleta seletiva na Rádio Comunitária do Conjunto Augusto Franco.