Depois de tanta chuva na madrugada, levantar da cama e ir trabalhar foi um grande desafio para muitas pessoas nesta terça-feira, 13, mas os servidores municipais que trabalham no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos tiveram uma recepção bastante agitada. Antes mesmo de começarem a trabalhar foram convidados a participar do aulão inaugural do Mexa-se, programa da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) em parceria com a Secretaria de Administração (Semad).
O secretário Carlos Eloy agradeceu a cooperação da Semad e parabenizou a equipe que encabeça o projeto. "Lançamos esse projeto em maio e não tivemos condições de começar em julho, como era o previsto. E a dimensão dele foi tão grande, que eu era cobrado sempre que visitava alguma secretaria. Então a Sejesp e Semad, com as suas equipes, estão com uma grande responsabilidade. Mas sei que eles farão com carinho, porque esse grupo transforma crise em criatividade", disse Eloy.
Comandado pela equipe de Lazer da Sejesp, o Mexa-se vai levar até as secretarias municipais exercícios de alongamento, de prevenção a Lesões por Esforços Repetitivos - LER - e técnicas de relaxamento durante 20 minutos por sessão. O projeto será executado duas vezes por semana em cada órgão, promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.
"A Prefeitura atendeu a reivindicação dos servidores, que sentiam a necessidade de projetos como esse. A partir de agora vamos divulgar para as secretarias quais serão os dias e horários que os profissionais irão ministrar as aulas", explicou o coordenador do projeto, Kleber Alves.
Antes da aula, Helder Fontes, assessor técnico da Secretaria de Administração, falou sobre a importância da parceria com a Sejesp, que foi oficializada através do termo de cooperação técnica. "A Sejesp é uma grande parceira, e o nosso pensamento é de que o esporte ajuda na integração. Esse projeto é uma ideia avançada, que pensa na saúde física e mental dos servidores, além da própria valorização aos colaboradores", afirmou Helder.
O aulão reuniu cerca de 120 servidores do Centro Administrativo e mostrou que os mínimos movimentos e alongamentos do corpo já fazem diferença. Os servidores começaram tímidos, e depois de alguns exercícios já estavam bem desenvoltos. Risadas e brincadeiras com o colega ao lado mostraram que a proposta foi bem aceita.
"Esse projeto é muito importante. Principalmente para nós, servidores administrativos, que passamos grande parte do dia sentados. Uma ótima iniciativa também porque todo o exercício é supervisionado por um profissional preparado e competente, que nos auxilia para fazermos o movimento da forma correta", assegurou a servidora Fátima Bianchi, que atua no gabinete do vice-prefeito, José Carlos Machado.
Para Otávio Siqueira, que faz parte da equipe de Tecnologias da Informação da Secretaria de Planejamento (Seplan), o projeto vai além da prevenção. "A gente passa muito tempo na frente do computador e estamos sujeitos à LER. Essa atividade evita essas lesões e acredito que até ainda pode nos estimular para procurar fazer uma atividade física. Acho que o projeto vai fazer diferença na vida de todo mundo", assegurou Otávio.