Turma de novos agentes da Mobilidade Urbana participa de aulas práticas

Transporte e Trânsito
13/08/2013 17h17
Início > Notícias > Turma de novos agentes da Mobilidade Urbana participa de aulas práticas

As aulas práticas iniciais para os 90 excedentes do último concurso para Agente da Mobilidade Urbana da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, aconteceram nesta terça-feira, 13, na faixa para travessia de pedestres em frente à Faculdade Pio Décimo e no retorno próximo a concessionária Toyota, ambos na avenida Presidente Tancredo Neves.

Na ocasião, os novos agentes aprenderam sobre legislação e operação de trânsito nas formas de abordagem aos veículos e como devem proceder nas situações de orientação à travessia de pedestres em locais com grande movimentação, como é o caso da faixa de pedestre em frente à Pio Décimo. Em outra aula, os alunos aprenderam a organizar o trânsito em situações de acidentes viários.

De acordo com o supervisor de trânsito e instrutor das aulas de Operação de Trânsito, Alcebíades Junior, desde as aulas teóricas os novos agentes se mostram ansiosos e envolvidos com o trabalho. "Eles estão aprendendo como operar o trânsito tanto em situações emergenciais quanto de rotina. Nós já fizemos uma simulação de colisão onde foi abordada a canalização de veículos e a segurança dos agentes em operação, das vítimas e dos curiosos, além das informações para o banco de dados da SMTT", informa.

Para o novo agente, Rubens Araujo, as aulas teóricas dão o embasamento para a prática, que segundo ele abrange muito mais coisas do que a teoria. "A prática lhe dá uma adrenalina que é indescritível. E aqui aprendemos a como agir com calma e atenção, atitude do agente quando está em prática. Observar a fluidez do trânsito e deixar totalmente resguardado o trajeto para que o pedestre atravesse com segurança", diz.

Também aluna da turma dos novos Agentes da Mobilidade Urbana, Verônica Pinheiro concorda com o colega. Ela diz que a teoria torna-se muito mais eficiente quando praticada nas ruas. "A prática é muito importante, pois vai fazer com que enxerguemos como o trânsito funciona na realidade", afirma.

Formação Profissional         

Os novos agentes estão sendo preparados pela PMA em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para desenvolverem as atividades de fiscalização, operação, educação e transformação do trânsito. A grade horária do curso possui 130 horas e duração de um mês. A previsão é que os novos Agentes da Mobilidade Urbana estejam nas ruas no final de setembro.