Guarda Municipal garante preservação de patrimônio ambiental do município

Guarda Municipal
13/08/2013 18h05
Início > Noticias > 55420

Nesta terça, 13, agentes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participaram de uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para retomada de uma área de preservação ambiental, situada próximo à rua Santo Expedito no bairro Inácio Barbosa. O local estava sendo pavimentado por moradores da redondeza, que pretendiam utilizar o espaço como estacionamento de veículos.

A intervenção foi provocada por uma denúncia feita por pessoas do bairro, que entendiam a irregularidade da prática, já que o espaço público estava sendo alterado por particular, em benefício próprio, à revelia da administração municipal. "Após a constatação da denúncia, a Sema acionou a Emsurb para remover o material do calçamento. Porém, alguns moradores começaram a se mobilizar contra o serviço, sendo necessária a presença da GMA", explicou o GM Vanisson Lima Almeida.

Um total de 12 guardas municipais (GMs) atuaram na mediação entre os moradores e os representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), agindo de forma preventiva para o bom andamento do serviço, bem como garantindo a integridade dos servidores. De acordo com o GM L. Almeida, um dos homens que tentava impedir a ação da Emsurb cortou uma árvore do local em represália.

"A atuação da Guarda foi primordial, pois garantiu a execução do trabalho da Sema e da Emsurb", declarou o Almeida. Entre outras atribuições, cabe à GMA, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico do Aracaju, bem como o apoio às autoridades constituídas e funcionários públicos no exercício de suas funções.

Outra missão


Ainda nesta terça, de forma concomitante, a GMA apoiou uma segunda intervenção da Sema e da Emsurb. Segundo o GM José Paulo, o efetivo de sete guardas acompanharam a retomada de outra área de preservação permanente localizada no bairro Farolândia, que se encontrava cercada, com plantações e alguns animais.