Pintando a Liberdade: parceria entre Sejesp e Sejuc beneficia 44 escolas municipais

Juventude e Esporte
14/08/2013 20h10

As aulas de educação física ganharam um bom reforço em 44 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju.  É que nesta quarta-feira, dia 14, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), entregou 2.068 bolas para a prática de futebol, futsal, handebol, vôlei e basquete. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, e foi acompanhada pelos representantes das unidades de ensino.

O material esportivo é fruto do programa do Governo Federal Pintando a Liberdade, que através do Ministério do Esporte destina verba para que as secretarias de Justiça capacitem detentos para a confecção de bolas, redes e outros materiais. Unindo dois pontos fundamentais para uma sociedade melhor - a ressocialização de presos e a democratização de acesso ao esporte -, o programa é realizado em Sergipe desde 2001.

Para o secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, a parceria com a Sejesp une o útil ao agradável. "A Sejuc manteve contato com o secretário Carlos Eloy para repassar esse material para a Secretaria de Educação. Esta solenidade de hoje coroa o trabalho já realizado junto a 300 escolas no Estado, totalizando mais de 31 mil bolas entregues. Pretendemos continuar o programa e quem sabe firmar novas parcerias com a Sejesp no futuro", disse.

Todo o material é produzido nos presídios de Areia Branca, Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, envolvendo 400 detentos. Para cada três dias trabalhados pelo preso, um dia é reduzido da sua pena, além de receberem o valor de R$2,70 por bola costurada. Fator destacado pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, como parte fundamental para a ressocialização.

"Sou apaixonado por soluções simples para problemas complexos. E esse programa é exatamente isso. Dignifica o detento e faz com que o seu trabalho sirva a sociedade da melhor forma possível: contribuindo para a educação e o esporte. Em nome do prefeito João Alves, agradeço ao secretário Benedito de Figueiredo e ao governador Marcelo Déda pela doação a nossas escolas", afirmou Machado.

Esporte é educar

Diretor da Escola Municipal José Antonio da Costa Melo, o professor Edson Barroso celebrou a doação. Para ele essa é uma forma de incrementar as aulas de educação física, possibilitando mais interação. "A gente sabe hoje que o esporte segura o aluno na escola. E sabe também que o ideal é termos uma média de uma bola para cada dois alunos. Com a chegada desse kit ganhamos um bom reforço", explicou

A secretária de Educação, Márcia Valéria, ressaltou que a doação vai além do material. "É uma alegria enorme receber essa colaboração. E é um programa que vai além das bolas entregues. Vamos trabalhar na escola a concepção desse projeto, explicar como as bolas foram produzidas e mostrar aos alunos o incentivo positivo que uma simples bola traz, tanto para quem produziu, como para quem recebeu", comemora a secretária.

A Sejesp foi intermediária no processo de entrega dos kits, contribuindo para que o esporte esteja sempre caminhando ao lado da educação na cidade de Aracaju. Para o secretário Carlos Eloy, a iniciativa da Sejuc merece destaque e elogios. "A Sejuc está de parabéns pelo programa e nós estamos honrados em poder ter participado, mesmo que na parte final, desse processo. Tenho certeza que a alegria que nós da Sejesp e a secretária Márcia Valéria estamos sentindo, não é metade da alegria que o esporte proporciona aos meninos e meninas que vão utilizar esse material", pontuou Eloy.