Sejesp participa do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

Juventude e Esporte
15/08/2013 11h25
Início > Notícias > Sejesp participa do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência

O município de Aracaju vem promovendo debates e discutindo ações sobre o direito a cidadania e a inclusão das pessoas com deficiência. Para somar forças, representantes da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) participaram de reunião no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na manhã desta quarta-feira, dia 14.

A reunião contou com cerca de 30 participantes, entre representantes de organizações não governamentais, órgãos públicos e instituições privadas, que foram intitulados para representar as entidades junto ao conselho até 2015. O coordenador de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, reforçou o incentivo ao esporte paraolímpico e mostrou que a secretaria está de portas abertas para inserir as pessoas com deficiência.

"A Sejesp já apoia atletas paraolímpicos, tanto os cinco que fazem parte do programa Bolsa Atleta, como outros que nos solicitam apoio. Sabemos que mais pode ser feito e precisamos caminhar juntos para firmar parcerias e inserir essas pessoas no esporte. Para isso estamos abertos às entidades representadas no Conselho para um debate na busca por melhorias", explicou Luiz Carlos.

Para a presidente do Conselho, Gorete Medeiros, a vinda de novos membros vem agregar o comprometimento na luta das pessoas que precisam de condições especiais. "Receber vocês e ver a sala cheia deixa a gente feliz, pois acreditamos que juntos podemos continuar a incentivar projetos e motivar os deficientes a acreditarem no seu potencial" ressaltou a presidente.

A coordenadora de esporte e lazer da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (APABB), Patrícia Matos, apresentou o trabalho desenvolvido com crianças especiais e iniciou contato para uma possível parceria com a Sejesp. "A instituição conta com cerca de 40 alunos que participam da natação e oficinas promovidas pela entidade. O objetivo é estimular precocemente o desenvolvimento da criança com limitações por meio do esporte. Vamos manter um diálogo com a secretaria para obtermos melhorias na nossa estrutura", comentou Patrícia.