Escolas da rede municipal de Aracaju recebem kits da Sejuc

Educação
15/08/2013 18h44
Início > Noticias > 55451

Em solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira, 14, 44 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju foram beneficiadas com a entrega de kits de bolas do Programa Pintando a Liberdade, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp).

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas e contou com as presenças do vice-prefeito, José Carlos Machado, do secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, da secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, do secretário Municipal de Esporte, Carlos Eloy Filho, e demais autoridades constituídas.

A secretária Marcia Valéria disse que a entrega dos kits de bolas confeccionados pelos detentos era uma oportunidade dela ficar feliz por mais uma vez a Semed proporcionar a ressocialização. "Este tipo de projeto permite a rede municipal de ensino de Aracaju a se tornar a porta de entrada para a liberdade para aqueles que procuram à educação", afirmou.

Marcia Valéria salientou ainda, que esta oportunidade está primeiramente na rede municipal de ensino, porque ela é a responsável pela educação infantil e fundamental. "Qualquer crescimento econômico, social ou acesso a cultura, educação, esporte e trabalho, somos nós da educação infantil e fundamental diretamente os responsáveis", reafirmou.

Ela concluiu, destacando que a Semed pensa no ensino como prioritário, mas também, tem uma visão de construir futuros cidadãos críticos e o esporte agrega de certa forma valores importantes para essa formação. "Em nome dos alunos, professores e coordenadores de escolas agradeço a Sejuc e a Sejesp por criar condições para essa parceria em favor da educação", afirmou.

O secretário João Eloy, por sua vez, parabenizou a professora Marcia Valéria e sua equipe da Semed, incluindo o nome do diretor do Departamento de Educação Física, professor Carlos Burgos, pelo grande trabalho que tem sido desenvolvido na área da educação no município. "Sempre que procuramos a professora Marcia Valéria e apresentamos uma proposta de trabalho ou um projeto, ela sempre está disposta a colaborar da melhor forma afirmando: vamos fazer, vamos colocar em prática", enalteceu Carlos Eloy, afirmando que benefícios como esses sempre ajudem aos estudantes da rede municipal de ensino.

O vice-prefeito José Carlos Machado também elogiou a atuação da secretária Marcia Valéria em relação à forma como ela vem conduzindo a educação municipal. "Temos que transformar o ensino infantil e fundamental em um dos melhores do Brasil e a professora Marcia Valéria tem demonstrado que pretende alcançar a meta", destacou o vice-prefeito.

Escolas

Para o coordenador da EMEF José Carlos Teixeira, professor Marcelo Ribas, o kit de material que foi entregue é mais um incentivo, um suporte para a escola trabalhar o esporte, que é uma das atividades que prende os alunos. Por outro lado, ele vê o projeto como significativo para a incorporação de crianças e adolescentes nas unidades de ensino.

Por sua vez, a coordenadora da EMEF Anísio Teixeira, professora Ednalva Santos Silva, considerou o kit como mais uma ferramenta para manter as crianças e adolescentes na escola. "Não tínhamos uma quantidade suficiente de bolas para todos, mas agora a situação se inverte. Por isso, só temos a agradecer este tipo de iniciativa", avaliou.


Programa

O Programa Pintando a Liberdade tem o propósito de distribuir materiais esportivos aos diversos segmentos envolvidos com projetos e programas sociais através do esporte, bem como, escolas da rede pública de ensino a partir da confecção dos mesmos (no caso bolas) com a utilização de mão-de-obra de internos do sistema prisional de Sergipe.

O objetivo geral do referido programa - que teve início em 2001 e é um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério do Esporte - é promover a ressocialização dos educandos das unidades prisionais sergipanas, através da profissionalização, assim como a inclusão social por meio do esporte.

Cada kit de material esportivo entregue a rede municipal de ensino possui três bolas de basquete, oito de futebol de campo, 12 de futsal, 13 de handebol e 11 de vôlei. Foram beneficiadas 44 unidades de ensino de Aracaju. Ao todo foram entregues pela Sejuc à Sejesp, 2.068 bolas.