Em um clima de muita descontração, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, localizada no bairro de mesmo nome, promoveu a I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. O evento, prestigiado por alunos, professores e comunidade local, foi realizado na quadra poliesportiva da unidade de ensino.
Uma das coordenadoras do evento, a professora de Ciências Elis Santos Correia informou que a referida conferência estava ocorrendo não só na EMEF José Conrado de Araújo, mas em várias escolas do país por orientação do Ministério da Educação (MEC), que em novembro vai realizar a Conferência Nacional em Brasília (DF).
"Nessa conferência, iremos também eleger dois delegados que irão nos representar na capital federal, isto porque, teremos que criar um projeto ambiental para a escola que será levado para a conferência estadual e em seguida para a nacional", explicou Elis Santos. Ao final do evento foram escolhidos como delegados os alunos Josafá Teles Lima (titular) e Ashley Anael Santos Silva (suplente).
Ainda de acordo com a professora Elis Santos, o evento teve como público-alvo os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, que participaram da conferência pela manhã, e os alunos da 5ª a 8ª pela tarde.
O coordenador geral da escola, professor Pedro de Santana Santos, explicou que a finalidade da conferência foi promover o debate e provocar a reflexão sobre as questões ambientais junto aos estudantes, professores, pais de alunos e comunidade local. "A educação precisa de momentos de diálogo", justificou.
Pedro de Santana destacou que a intenção da escola é realizar também uma segunda edição da conferência do meio ambiente. "Os segmentos envolvidos neste tipo de evento têm responsabilidade de melhor a escola pública, visto que a nossa perspectiva é melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)", concluiu.
Programação
A conferência foi aberta com a leitura e aprovação do regimento feita pelo professor Pedro de Santana. Em seguida ocorreu a mesa redonda que teve como tema central ‘A construção de uma Escola Sustentável depende de todos nós', tendo por mediadora a professora especialista, Gema Galgani Freire Dantas.
Durante a mesa redonda, a estudante Liliane Santos, do 8º ano, abordou o tema ‘Protagonismo Juvenil: a construção de conferência escolar pelos estudantes'. Por sua vez, o professor especialista em Educação Ambiental André Luís Alves, falou sobre a ‘Escola susntável', e por fim, a professora Elis Correia fez uma reflexão sobre o ‘Projeto Ambiental na Escola'.
No período da tarde, os trabalhos foram abertos às 13h30, com a apresentação do Coral Sinais do Coração. A partir das 14h, houve o compartilhamento dos resultados dos trabalhos em grupo e a aprovação do Projeto Ambiental da Escola. Em seguida, ocorreu a eleição dos delegados e o encerramento com a apresentação musical do coral do Sindipema e da banda marcial da própria unidade de ensino.