A valorização do servidor público municipal é uma das prioridades defendidas pela gestão do prefeito João Alves Filho. Além de oferecer uma organizada estrutura de trabalho e estimular o condicionamento físico dos funcionários com exercícios laborais, a administração municipal também está promovendo o Programa de Capacitação e Desenvolvimento do Servidor (Procaps), voltado para a melhoria dos serviços prestados no funcionalismo municipal através da realização de treinamentos e cursos para o quadro funcional.
A primeira iniciativa de capacitação organizada será a oferta do curso de Libras básico, que terá início a partir da próxima segunda-feira, 26. A prioridade é disponibilizar a qualificação aos funcionários que atuam no setor de atendimento e recepção das secretarias de Assistência Social e Saúde, consideradas as instâncias públicas municipais com a maior demanda de solicitações de atendimento ao público externo.
Segundo explica a diretora de formação profissional da Fundat, Socorro Melo, o curso de Libras básico terá carga horária de 120 horas e contemplará duas turmas inicialmente. "As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, sendo que as turmas foram divididas uma para o período da manhã e a outra para a tarde. Os participantes contarão com a experiência pedagógica da ministrante do curso de Libras que a Fundat já disponibiliza no seu portfólio de cursos", diz.
Ainda de acordo com diretora de Formação, a meta é estender os cursos de capacitação para outras áreas de qualificação de trabalho do funcionalismo público. Inclusive, já estão sendo organizadas novas formações envolvendo gestores e chefes de gabinete dos órgãos.
"A expectativa também é criar um curso de capacitação sobre Redação Oficial e Nova Ortografia, facilitando a rotina de trabalho de profissionais que têm de lidar com a escrita de documentos e textos oficiais diariamente. Já estamos organizando todo o suporte pedagógico do curso e, logo em breve, ele estará formatado e pronto para ser realizado", afirma Socorro Melo.
Valorização
O termo de cooperação técnica para o Procaps, pactuado pela Secretaria Municipal de Administração e Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social- Semfas), foi formalizado desde julho, com o objetivo de definir a atuação conjunta dos dois órgãos para a implementação do programa e a elaboração das estratégias de ação de capacitação profissional.
Na avaliação da gerente geral de desenvolvimento pessoal da Semad, Mayza Teles Dantas, os cursos de capacitação ampliarão as capacidades de desenvolvimento de trabalho dos servidores, agregando novas práticas e estimulando a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. "É uma forma de estimular o crescimento profissional e proporcionar novos valores de aprendizagem das rotinas de trabalho ao servidor. Toda essa preocupação está alinhada ao pensamento da atual gestão em valorizar o servidor público e oferecer melhores condições de serviço à população", conclui.