Carreira administrativa ganha destaque em cursos da Fundat

Formação para o Trabalho
22/08/2013 10h11

A função de executar atividades em setores de recursos humanos, finanças, produção, logística de vendas, além de atuar em processos administrativos e operacionais de empresas urbanas e rurais. Este é o quadro de competências designadas aos profissionais que desejam seguir carreira na área administrativa, considerado um dos cargos profissionais mais facilmente encontrado nas organizações públicas e privadas de todo o país.

Dentre os cursos disponibilizados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), a formação de auxiliar administrativo se destaca como uma das áreas de grande procura pelo público, especialmente por sua adequação a diversos setores empregatícios e por desempenhar tarefas estratégicas para o funcionamento regular de uma organização.

Na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) Fundat do bairro Porto D'Antas, o curso de auxiliar administrativo foi ofertado em uma carga horária de 160h e contou com a presença de mais de 25 alunos. Para a aula de encerramento, a turma recebeu a visita de técnicos da diretoria de formação profissional e diretoria de cooperativismo e empreendedorismo da Fundat que explicaram sobre os projetos estruturantes da Fundat, direcionados ao encaminhamento para o mercado de trabalho e a preparação do empreendimento individual.

Segundo a técnica interlocutora Pronatec/Fundat, Eliscleide Barreto, o mais importante durante o encontro de encerramento dos cursos é registrar a resposta dos alunos sobre o processo de formação, identificado quais pontos merecem ser ajustados e anotando as ações que apresentaram respostas positivas. "É uma forma de direcionar o trabalho que estamos realizando, procurando melhorar e dar continuidade às ações implementadas. Além de esclarecer dúvidas dos alunos e até orientar sobre quais caminhos podem ser mais interessantes para o seu processo de qualificação", explica.

Satisfação

A professora do curso, Denise Cristina Silva, aproveitou a aula de encerramento para elogiar o comprometimento da turma durante as aulas. "Todos foram muito esforçados e captaram a mensagem do quanto é importante persistir e seguir em frente para conseguir uma real mudança de vida. O legado mais importante que devemos aprender é a importância de se tornar independente e o primeiro passo dessa conquista é pela educação", afirma a professora, ainda destacando a excelente média final dos alunos que não registrou nenhuma nota abaixo de oito.

Na avaliação da aluna Patrícia Vieira, o curso não só cumpriu a expectativa que ela estava esperando sobre a área de formação, como também será um facilitador para a busca de um novo emprego. "Gostei tanto do curso que fiquei triste quando chego perto do final. Hoje em dia, é uma obrigação buscar uma especialização para o mercado de trabalho. E eu sei que, com esse curso, tudo vai ficar bem mais fácil para mim", conclui.