Fundat inicia dinâmica de ginástica laboral para servidores

Formação para o Trabalho
22/08/2013 15h15

 Em um momento de descontração e relaxamento, os servidores da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), realizaram os primeiros exercícios de ginástica laboral contemplado pelo Projeto Mexa-se, uma iniciativa da Secretaria de Administração (Semad) e Secretaria da Juventude e do esporte (Sejesp).

A dinâmica, realizada na manhã desta quinta-feira, 22, reuniu funcionários dos setores administrativos, diretorias e coordenadorias da Fundação que aproveitaram o momento para alongar as áreas de tensão muscular, flexionar membros superiores e inferiores, além de massagear os músculos concentrados na região do pescoço.

O professor e coordenador da equipe de treinamento do Mexa-se, Cristiano Silveira, explica que as aulas acontecerão na Fundat duas vezes por semana, as terças e quintas, e serão realizadas no período da manhã e tarde, com duração cada aula de 20 minutos.

"A ideia do Mexa-se é estimular o servidor a realizar regularmente exercícios físicos, reforçando a importância da prática para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, o Projeto também tem a preocupação de trazer uma sequência de atividades preventivas para o desenvolvimento de doenças causadas pela má postura ou esforço repetitivo de grupos musculares, como o caso da LER (Lesão por Esforço Repetitivo)", explica.

Para a coordenadora de Gestão Pessoal da Fundat, Andréa Portella, a atividade também ajuda a trazer uma quebra para a rotina de trabalho, em que os servidores podem interagir e se relacionar fora dos setores departamentais da Fundação. "Integra todos os funcionários e ainda traz um momento de descontração, permitindo a aproximação de contato com o colega que trabalha em um setor diferenciado", destaca Andréa, que ainda reforça sobre a boa aceitação do exercício no primeiro dia de realização.

Na opinião do coordenador executivo de Tecnologia da Informação da Fundat, Roberto Junior Silva, o mais interessante da atividade foi conseguir agregar toda a equipe de trabalho. "Isso ajuda a fortalecer e promove uma integração entre os servidores. Acho muito importante essa iniciativa e para mim está mais do que aprovado", diz.