Cras encerra curso com um café da manhã

Assistência Social e Cidadania
23/08/2013 16h22

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Benjamin Alves de Carvalho, na Coroa do Meio, encerou na manhã desta sexta-feira, 23, o curso de Vendedor, ministrado pelo Senac, órgão parceiro no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um café da manhã - organizado pelos alunos, com o apoio da coordenação da unidade -, foi servido, enquanto a turma se confraternizava.

O curso teve início no dia 25 de junho e estendeu-se até esta manhã, qualificando profissionalmente 25 moças e rapazes. "Eles estão prontos para o mercado de trabalho", garantiu o instrutor Marco Antônio Gonçalves de Oliveira, informando que o curso foi desenvolvido a partir de aulas teóricas e práticas.

"No exercício prático, cada um dos alunos desenvolveu um projeto empreendedor, voltado para vendas, bem como participou de visitas técnicas a lojas do comércio do bairro, como padarias e mercearias, onde foram observador situações como layout, iluminação, limpeza do ambiente e dos funcionários e atendimento ao cliente", explicou o instrutor, salientando que irá escrever um artigo sobre a turma para publicação no site do Senac e no jornal da instituição.

"A turma começou o curso muito parada, demonstrando desânimo, mas, passadas algumas aulas, a postura era outra: motivada e entusiasmada", destacou Marco Antônio. As alunas têm uma explicação para a mudança. "O professor trabalhou muito a nossa autoestima , nos incentivando a ter foco naquilo que queremos", disse a recém-formada no curso de Vendedor, Jéssica Santos da Silva, 29 anos.

Ela declarou que sempre trabalhou como vendedora autônoma. "Quis me qualificar melhor no ramo e aqui estou, concluindo o curso, que será um caminho para chegar aonde quero, que é me formar em Psicologia", informou.

Já a Zilainy Félix dos Santos, 34 anos, fez o curso de Vendedor com o objetivo de alavancar o seu negócio, um bar. "Eu sou formada em técnica de enfermagem, mas não exerço a profissão. Gosto de trabalhar com vendas e fiz o curso justamente para adquirir novos conhecimentos e melhorar o desempenho do meu negócio", enfatizou.

A coordenadora do Cras Benjamin Alves de Carvalho, Iulná Almeida, também ficou bastante impressionada com a turma, tanto pela mudança de postura, saindo da apatia para a motivação, quanto pelo seu nível de organização. "Acredito que todos estão aptos para o mercado de trabalho e creio que terão sucesso nesta área, porque demonstraram muita identidade com o assunto", opinou.