Farolândia e Suíssa recebem borrifações contra mosquito transmissor da dengue

Saúde
23/08/2013 18h07

Na segunda e terça-feira da próxima semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará fazendo a borrifação nos bairros Suíssa e Farolândia para eliminar os mosquitos  fêmeas Aedes Aegypti, transmissores da dengue.  Será a aplicação do UItra Baixo  Volume (UBV) que tem como função específica fazer essa eliminação para bloqueio de transmissão e para controle do surto ou epidemia da doença.

Nestes bairros irão trabalhar equipes compostas por cinco pessoas, das 17h às 19h.  "O trabalho é feito nesse horário, que  é nesse período do dia  que a fêmea do mosquito sai para se alimentar ou para desova, podendo picar uma  pessoa", explicou Taíse Cavalcante, coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS). Ela lembra que essa é uma ação normatizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o supervisor geral de inseticida da CCZ, José Bomfim de Oliveira Santos, a triagem das notificações para  fazer aplicação de UBV é feita pela coordenação do programa de combate à dengue. "As aplicações são realizadas pelas equipes capacitadas e orientadas tecnicamente por supervisor especializado", disse Bomfim.

A equipe faz, uma vez por mês, borrifações contra o Aedes Aegypti em cerca de 90 pontos estratégicos selecionados e cadastrados, considerados porta de entrada e proliferação de vetores, como depósito de ferro velho, concentração de depósito em construção, cemitério, estação rodoviária, borracharias, etc.