Lazer em Meu Bairro atrai grande público no bairro América

Juventude e Esporte
26/08/2013 15h38
Início > Notícias > Lazer em Meu Bairro atrai grande público no bairro América

No último sábado, dia 24, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), promoveu a segunda edição do projeto Lazer em Meu Bairro. A comunidade do bairro América recebeu, durante todo o dia, atividades esportivas, brincadeiras populares, atividades lúdicas, demonstrações de modalidades esportivas e apresentações culturais. O evento aconteceu na praça Franklin Roosevelt, e reuniu um público acima do estimado pela Sejesp.

Para o secretário Carlos Eloy, o projeto vem contribuindo com o resgate dos valores sociais nas comunidades. "Um dos servidores da Sejesp mostrou que uma frase resumiria bem o que foi esta edição do Lazer em Meu Bairro: ‘Um bom exemplo é o melhor sermão'. Essa frase, do inventor Benjamin Franklin, mostra que boas ideias e boa vontade em fazer acontecer podem resgatar e transformar. A praça em que realizamos o projeto é tomada pelo tráfico. Mas mostramos que por pelo menos aquele dia, a praça voltaria às mãos de quem realmente merece: a juventude sadia", pontuou Eloy.

As atividades começaram com uma grande aula promovida por professores da Academia da Cidade. Servidores da Sejesp e o público entraram no clima e se exercitaram ao som de músicas animadas. Depois do aulão, foram iniciadas as atividades recreativas. A cama elástica teve fila de espera, sendo o brinquedo mais concorrido.

Também muito disputada foi a vaga para cortar cabelo. Profissionais da Escola Escova de Ouro atenderam a comunidade durante todo o dia, contabilizando mais de 130 cortes masculino e feminino. Uma das pessoas atendidas foi a dona de casa Givalda Novais, que economizou o dinheiro que ia gastar no salão de beleza.

"Eu estava programada para ir cortar o cabelo. Aí quando fiquei sabendo desse evento, vim cortar aqui e fiquei com o dinheiro que iria gastar no salão. Achei a ideia da secretaria muito boa. Muita gente também gostou, porque acaba oferecendo o lazer e o divertimento para as crianças do Bairro América. Foi um sábado diferente", disse Givalda.  

Jadson Lima, morador do Bairro há 13 anos e pai da pequena Samira, aprovou a ideia de povoar a praça com atividades saudáveis. "É importante mostrar que existe muita coisa boa. Fiquei muito feliz em poder trazer a minha filha, vê-la se divertir, conhecer outras crianças e aprender coisas novas. É uma forma de mostrar a pessoas que praticam coisas ruins que existe um mundo de possibilidades melhores para todos", comentou.

Exemplo

A segunda edição do Lazer em Meu Bairro contou com a presença da presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, e do vereador Agamenon Sobral, que nasceu e foi criado no bairro América.  A realização do evento na comunidade foi um pedido do vereador, que apontou a necessidade de oferecer aos moradores uma alternativa diferente de lazer.

"A Sejesp está de parabéns por poder atrair as famílias para esta praça, que é um ponto crítico no nosso bairro por causa do tráfico de drogas. As pessoas têm medo de estarem nessa praça e o que se viu durante todo o dia do Lazer em Meu Bairro é que esse lugar tem jeito. Ações como essa dão exemplo e estimulam a mudança", disse o vereador.

E durante todo o dia, exemplos positivos não faltaram. Esportistas que fazem parte do Bolsa Atleta, programa de incentivo financeiro da prefeitura de Aracaju, através da Sejesp, a atletas de alto rendimento, foram até o local e realizaram demonstrações e oficinas de diversas modalidades. Milena Nunes, do Jiu-Jitsu, Johnatan Teles, do Kick Boxing, Maurício Sacramento, da Capoeira, e os karatecas Guilherme Garcez, Jacyanne Sarah, Danilo Jeferson, Leonardo Vieira compareceram ao evento e mostraram o que sabem fazer de melhor.

"Eu achei maravilhoso participar. É uma forma de contribuir com a comunidade e incentivar outras pessoas a praticarem o nosso esporte. E a gente percebeu que durante a demonstração eles estavam bem atentos, gostando mesmo. Quem sabe até no futuro alguém que viu essa apresentação também não se torne um atleta?", indagou Jacyanne.