A conversa de vendedor está mudando e para ter certeza disto, basta conversar dois minutos com Rebeca. A aluna do curso profissionalizante de promotor de vendas, Rebeca Silva de Barros, fala empolgada das técnicas e posturas profissionais que aprendeu. O curso frequentado por ela faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e foi oferecido graças à parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) - a Casa da Comunidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
"Depois do curso criamos um olhar crítico e já não conseguimos ver um vendedor trabalhando sem esse olhar. Ontem fui ao Centro de Aracaju com a minha mãe e percebi que já estava avaliando a vendedora que nos atendia", diz Rebeca. Ela conta ainda que foi parar no curso por acaso, mas que se identificou e passou a construir planos para trabalhar e crescer na área.
De acordo com o instrutor do Senac responsável pela turma, Luiz Antônio dos Santos, Rebeca e seus colegas estão habilitados para executar muitas funções relacionadas ao processo de venda. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas pelos recém-formados estão a demonstração de produtos, a execução da venda e da pós-venda, a exposição de mercadorias em pontos de venda e o registro de entrada e saída de mercadoria, além da identificação dos tipos de cliente e do preparo específico para argumentar e negociar com cada um deles.
Durante o curso a união entre a teoria e a prática é incentivada tanto através das dicas e da experiência transmitida pelo professor em sala de aula, quanto pela visita a empresas em que o desenvolvimento cotidiano do trabalho pode ser observado. "O diferencial entre as pessoas que passam por um curso como este é que aqui dentro nós procuramos todas as possibilidades para amadurecer os vendedores. Mesmo os que estão indo para o primeiro emprego saem daqui com alguma experiência e com mais segurança a respeito do que vão encontrar na área ade trabalho", explica o instrutor Luiz Antônio dos Santos.
Segundo o presidente da Casa da Comunidade, Charlye Amaral, além de participar da oferta de cursos Pronatec, em parceria com a Fundat, a Casa da Comunidade, localizada no bairro Cidade Nova, oferece outros serviços, não só para a população do bairro, mas para qualquer pessoa que necessite.
"O lucro dessa empresa é a felicidade das pessoas e as oportunidades que estão sendo geradas e esses lucros são mais valiosos e mais gratificantes que os de qualquer outra empresa. A diferença que os cursos oferecidos podem trazer para a vida das pessoas é tão grande, que o casamento entre nós, a Fundat e o Senac não pode acabar", destaca o presidente da Casa da Comunidade.