Etnias e saberes tradicionais são debatidos na I Jornada de Estudos

Funcaju
27/08/2013 18h21
Início > Noticias > 55571

Na segunda tarde da I Jornada de Estudos sobre o “Patrimônio Imaterial da Cultura”, que acontece até quarta-feira, 28, na Escola de Artes Valdice Teles, foi abordado “A força das etnias” no Brasil e também “Os saberes tradicionais”. O evento, realizado pela Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), faz parte das comemorações do Dia do Folclore, 22 de agosto.

De acordo com a professora Janaína Couvo, que proferiu sobre o primeiro tema, é preciso trabalhar mais intensamente a divulgação das culturas indígena e negra. “Hoje discutimos estes dois pontos em datas específicas. É necessário que estes conteúdos sejam discutidos no cotidiano”, destacou.

A tarde de estudos também contou com palestra da professora Beatriz Dantas, que falou sobre “Os saberes tradicionais”, com destaque para as rendas irlandesa e de bilro. “Elas têm uma importância ímpar para a sociedade, pois são formas de expressão, de anseios, de necessidades de uma comunidade, transformadas em arte”.

A iniciativa da SEC/Funcaju em realizar a jornada foi avaliada como positiva por Carlos Santos, aluno do curso de guia de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “É bacana porque através do conhecimento obtido aqui, aplicarei de forma positiva na minha área”, destacou.

Para Luís Henrique, diretor da Biblioteca Pública Ivone Vieira Menezes, o conhecimento é uma das formas do homem evoluir. “Iniciativas como esta são extremamente importantes para que possamos disseminar da melhor maneira o conhecimento”.

A I Jornada de Estudos será retomada na quarta-feira, 28, a partir das 14h. Neste terceiro e último dia, serão debatidos os temas “O cancioneiro e a descoberta do movimento”, “Lúdica e oralidade”, além de relatos de experiências.