Emsurb define ações ambientais para o Parque Tramanday e Coleta Seletiva

Serviços Urbanos
27/08/2013 18h50
Início > Notícias > Emsurb define ações ambientais para o Parque Tramanday e Coleta Seletiva

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou reuniões na manhã desta terça-feira, 27, com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Torre e Universidade Federal de Sergipe (UFS) para definir atividades que reforcem o trabalho de preservação ambiental já realizado no Parque Ecológico Tramanday e na Coleta Seletiva. A previsão para a prática das definições estabelecidas é que aconteça já a partir de setembro.

Durante as reuniões ficou definido que uma turma de alunos do curso de Biologia da UFS, juntamente com o professor coordenador, irá realizar exposição durante os dias 3 e 4 de outubro ao lado do Parque Ecológico Tramanday. Para tanto, os alunos das escolas públicas e particulares serão convidados a participar do evento e se informar melhor sobre a preservação do manguezal. O evento terá apoio da Emsurb, Sema e Torre.

No encontro também ficaram determinadas as novas ações de divulgação do Programa Coleta Seletiva no conjunto Augusto Franco. Serão instaladas placas informativas com o telefone da Emsurb, além de adesivos de identificação para os toneis localizados dentro dos condomínios residenciais. A Torre também irá participar das ações com capacitação para os trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores) e a montagem de encenação teatral que será apresentada pelos agentes ambientais para sensibilização nas escolas da região.

Segundo o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam, as ações irão intensificar o que já está sendo praticado pelos agentes ambientais e cooperados da Coores, no conjunto Augusto Franco, com a prática da Coleta Seletiva de porta em porta e pelos agentes de limpeza da Emsurb na limpeza semanal do Tramanday. Ao mesmo tempo em que foi firmado mais uma parceria com a UFS a fim de viabilizar o conhecimento acadêmico junto à sociedade.

"O curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe mais uma vez participa do Projeto Consciência no Manguezal. Os alunos irão realizar exposição para transmitir aos aracajuanos conhecimentos sobre o ecossistema manguezal e suas implicações com o processo de antropização (transformação que o ser humano exerce sobre o meio ambiente) que sofreu e continua a sofrer", esclareceu Robert Willyam.

Para demonstrar de maneira mais didática as condições em que o manguezal se encontra, será montada uma maquete com a história do Tramanday. Técnicos da Sema irão expor tecnicamente todo o tipo de vida existente neste tipo de ecossistema.