Oficina de boneca de pano desperta talento e criatividade

Formação para o Trabalho
29/08/2013 08h28
Início > Notícias > Oficina de boneca de pano desperta talento e criatividade

Da junção de remendos surgem belos vestidos, ornamentados de cores e apliques diversos. E de um simples enchimento de pano, aparecem braços, pernas e o contorno de um rosto que era antes disforme, mas vai sendo delicadamente modelado pelas mãos ágeis e criativas de artesãs que participaram da oficina de boneca de pano, realizada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

Os sete dias de intenso aprendizado da oficina foram destinados ao aperfeiçoamento das técnicas artísticas de confecção e montagem de bonecas, a partir da reutilização de uma gama de material como retalhos, lãs, chumaços de algodão e até espuma de tecido. O objetivo foi habilitar as participantes a reaproveitarem peças de costuras, explorando a criatividade e evitando o desperdício de objetos.

A professora do curso, Maria Floreniza dos Santos, explicou que inicialmente a oficina ficaria restrita a um tipo de montagem de boneca, mas devido ao excelente desempenho das alunas foi inserida outras variações artísticas. "Não ficou só na boneca de pano, mas acabamos fazendo peso de porta e coletores de saco em formato de boneca. Tudo isso para mostrar a  existência de outros formatos e tamanhos possíveis de fazer com o mesmo tipo de objeto", diz.

Segundo a professora, que já trabalha na venda de bonecas há mais de 10 anos, é possível faturar uma boa renda na confecção das peças, ainda mais pelo baixo valor empregado para a compra da matéria-prima utilizada.

"Você gasta uma grande porção de pano e sobra de material, mas dá para montar várias bonecas de uma vez só. Dependendo do tipo e tamanho, você consegue lucrar até três vezes mais com relação ao que confeccionou. Já estou no ramo há um tempo e digo que tem muito interesse do público pela compra do produto", afirma.

Atrativo

  Sair de casa, rever as vizinhas e aprender um novo ofício. Todos esses atrativos são justificáveis, na opinião da aluna Janice Feitosa, para participar das oficinas realizadas pela Fundat. "Não perco a chance de participar dos cursos sempre que posso. Gosto desse clima de cada um vai se ajudando, ensinando ao outro, de que todo mundo consegue se envolver e participar ao mesmo tempo das atividades", diz a simpática dona de casa, moradora da região.

Para a participante Luciene Barbosa, os resultados da oficina já estão rendendo bons frutos com o pedido de encomenda de alguns clientes. "Fiquei animada com as encomendas que me fizeram e já quero investir nisso daqui em diante. Gostei muito da oficina e a professora conseguiu explicar direitinho os passos de como produzir as bonecas. Agora, é seguir em frente e continuar minhas vendas", vislumbra Luciene.