Emsurb intensifica recolhimento de entulhos por toda a cidade

Serviços Urbanos
29/08/2013 08h36
Início > Notícias > Emsurb intensifica recolhimento de entulhos por toda a cidade

Mais um ponto de descarte irregular de lixo é transformado em jardim pela Gerência de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O local fica na avenida Alan Kardec, bairro Pereira Lobo, à beira de um canal de água pluvial. O serviço foi realizado nesta terça-feira, 27.

"Esse era o lixão do Pereira Lobo. A ideia do canteiro foi muito boa! Agora vamos ver se as pessoas respeitam", declarou a professora aposentada Maria José, moradora da avenida. "Quando eu era professora não deixava meus alunos fazerem sujeira e nem desperdiçar nada. Tem gente que faz sujeira por maldade e acaba fazendo mal pra si mesmo. Mas eu acho que educação vem de casa", ressaltou a cidadã.

Na semana passada outro ponto no mesmo bairro também foi revitalizado, para satisfação dos moradores. A coleta de lixo e entulho realizada pela Emsurb tem sido reforçada com uma operação de recolhimento de resíduos descartados de forma irregular por toda a cidade. Cinco equipes agem diariamente, cada uma com o apoio de um trator e cinco caçambas para a retirada dos entulhos e seu devido destino.

"Este é um tipo de serviço que nós já realizamos em todos os bairros da capital seguindo uma programação semanal. Entretanto, muitas pessoas mesmo sabendo do nosso trabalho ainda descartam resíduos nos pontos já limpos pela Emsurb. Isso não pode acontecer. O lixo e o entulho devem ser descartados de maneira correta. Na frente de casa no dia da coleta, no caso de lixo domiciliar, ou através do serviço de empresas de recolhimento de entulho, e ainda nas caixas coletoras que a própria Emsurb disponibiliza em determinados pontos da cidade", ressaltou o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam.

Locais como a avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, e a avenida Airton Teles, no Santo Antonio, são alvos constantes da falta de cidadania e respeito de algumas pessoas que descartam entulho e todo o tipo de resíduo em plena via pública. Esses pontos, além da coleta domiciliar, que acontece três vezes por semana na região, são atendidos pelo caminhão de recolhimento de entulho diariamente. Caso também das avenidas São Paulo, Maranhão e Matadouro. "Infelizmente muitos moradores descartam o lixo doméstico ao longo da via férrea sem necessidade", ressaltou Roberto Gomes, gerente de Resíduos Sólidos.

Terrenos baldios

Além da falta de cuidado de quem joga lixo na rua, o descuido de terrenos baldios por parte dos proprietários também contribui para a formação de pontos clandestinos de lixo. Por isso, a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento também tem atuado de forma intensiva em todos os bairros de Aracaju para fazer o levantamento dos locais que vêm recebendo esse descarte irregular. "Os proprietários serão notificados para que murem ou cerquem a área. A calçada também deve ser feita. Quem não cumprir o prazo estipulado na notificação poderá ter o caso levado ao Ministério Público", avisou o gerente de Espaços Públicos, Valter Justo.