Prefeito visita antiga ferrovia Leste e anuncia reforma

Agência Aracaju de Notícias
30/08/2013 16h29

Através de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o complexo da Ferrovia Centro Atlântica - antiga Leste - será reformado para abrigar órgãos municipais e centros culturais. Por conta disso, o prefeito João Alves Filho visitou o local na manhã de hoje, 30, juntamente com a presidente Nacional do IPHAN, Jurema Machado, com o intuito de vislumbrar o projeto de revitalização. A praça defronte à ferrovia também será beneficiada.

Inserida no contexto histórico, a Ferrovia durante muitos anos era portão de entrada para quem viesse a Aracaju. Com a desativação da linha férrea, o local ficou sem uso e, mesmo com vigilância constante, não consegue prevenir a atuação de vândalos. Preocupado com toda essa situação, João Alves disse que além de abrigar órgãos municipais que atuam na área da cultura e de serviços como a Secretaria Municipal de Cultura, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Escola Municipal de Artes Valdice Teles, é importante que o local tenha um prédio para a Guarda Municipal.

"O transporte ferroviário era fundamental para quem se deslocava em Aracaju, tanto para quem vinha de Salvador, como para locomoção dentro do estado. Temos muito interesse na preservação histórica desse local. Fizemos um projeto muito interessante, possibilitando uma restauração histórica, onde os jovens poderão utilizar o espaço, e a reforma de uma área degradada. A praça também está integrada no projeto. Essa é uma notícia muito boa para nossa capital, de uma área que teve um crescimento fundamental para Aracaju, proporcionando qualidade de vida ao aracajuano", disse o prefeito, informando que a contrapartida da Prefeitura para obras que envolvem o IPHAN é mínima ou inexistente, diferentemente de outros órgãos do Governo Federal.

O IPHAN é o órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro. Desde 2007, o Instituto também é responsável pelo patrimônio ferroviário do Brasil, já que se tornou um elemento fundamental na história do nosso país. Com essa visão, a presidente Jurema Machado disse que teve a oportunidade de vir a Aracaju e fazer uma intervenção num conjunto de grandes proporções, como é o caso da antiga Leste.

"Além de recuperar a imagem desse elemento, que é importante até na definição da história da cidade, a reforma proporcionará um equipamento cultural de grande relevância, cuidando também de uma área que está subutilizada. O projeto está em fase adiantada, possibilitando a parte da licitação. Existe a previsão de que o local tenha também uma área verde com o Parque do Patrimônio que estará aberto para o público", destacou a presidente.