Curso de Português para servidores começou nesta segunda

Formação para o Trabalho
02/09/2013 18h35
Início > Noticias > 55648

Com o objetivo de capacitar os servidores públicos municipais e promover a propagação da norma culta, começou nesta segunda, 2, o curso de Redação Oficial e Português, oferecido pelo PROCAPS (Programa de Capacitação do Servidor), numa iniciativa da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) com a Secretaria Municipal de Administração (Semad).

"O curso tem como propósito garantir que a comunicação escrita oficial em Aracaju siga os padrões exigidos na questão da clareza, uniformidade, impessoalidade e da norma culta, para que possamos consagrar a linguagem escrita nos documentos oficiais", explicou Gláucia Guerra, presidente da Fundat.

O curso foi primeiramente uma demanda do Cerimonial da Prefeitura e as vagas remanescentes foram ofertadas às outras secretarias municipais. Com um total de 30 alunos e carga horária de 60 horas, as aulas acontecem de segunda a quinta, das 14h às 17h.

Wilma Ramos, professora do curso, possui 34 anos de experiência, já publicou diversos livros nacionalmente e sua publicação mais famosa é "Não Morda a Língua", que ela utiliza de base para as aulas. Wilma explicou que abordará com a turma pontos como a retomada da gramática e da norma padrão, coisas que, devido ao tempo, muitos profissionais já esqueceram. "Estão de parabéns a Fundat e administração da prefeitura por se preocuparem com essa tão importante matéria que é a língua portuguesa", ressaltou Wilma.

Os alunos também aprovaram a iniciativa e estão gostando das aulas. "Esse curso é muito importante porque a gente, que trabalha com secretários e presidentes, escreve muito para os órgãos e é primordial que façamos isso da maneira correta", disse Carla Vitória, aluna do curso e servidora municipal. "Foi uma iniciativa genial, é de suma importância que todas as secretarias participem", completou.

Além do curso de português, também está sendo ofertado o curso de Libras, que já conta com duas turmas. O procedimento para a oferta dessas aulas começa com uma solicitação das secretarias, a partir daí é feita uma análise da demanda e do perfil desses cursos. Até o momento, só Libras e Português estão na grade, porém, a partir de outubro será analisada a possibilidade de adicionar outros cursos solicitados, como Chefia e Liderança, Oratória, Inglês, Espanhol e Atendimento ao Público.