“A continuidade da oferta de mais 11 tipos de exames e procedimentos está garantida pela Secretaria da Saúde de Aracaju”. A informação foi passada pela diretora do Núcleo de Controle Auditoria Avaliação e Regulação (Nucaar), Tina Luiza Cabral. A gestora explica que, com as ações constantes no Nucaar, a Saúde municipal renovou os contratos para oferta de videolaringoscopia, cirurgias de amígdalas e adenóide, biopsia da próstata guiada por ultrassonografia, teste da orelhinha, iodoterapia, prótese auditiva, cintilografia, ressonância magnética, colonoscopia, tomografia com contraste e sedação, e retosignoidoscopia.
“A regularização dos processos significa também avanços na relação entre a Saúde de Aracaju e os prestadores de serviço. Exames de rede ambulatorial e da rede especializada foram pactuados e, para se ter ideia, até a oferta de próteses auditivas foi regularizada”, disse a diretora, lembrando que as próteses já foram alvo de discussão no Ministério Publico por conta do acúmulo de filas.
Tina acrescentou que “outro ponto positivo é que do acordo com as clínicas e hospitais foi possível contratualizar procedimentos que garantem todas as medidas necessárias na área de otorrino, em especial para realização das cirurgias de amígdalas e adenóide”.
Diagnóstico e tratamento
A médica reguladora do Nuccar, Naira Horta Melo, afirma que a disponibilidade dos procedimentos em saúde é importante para pacientes em tratamento ou que estão acessando o SUS com suspeita de alguma doença.
“Muitos dos procedimentos renovados são exames de diagnóstico ou procedimentos para tratamento de doenças graves. A iodoterapia, por exemplo, é utilizada para tratar doenças da tireóide e até mesmo o cancêr da tireóide. Já a cintilografia, outro que também já vem sendo ofertado desde julho e detecta doenças ósseas entre outras enfermidades”, enfatizou a médica.
“A secretaria da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, não tem medido esforços para superar os problemas da saúde. A falta de oferta de diversos serviços vinha acontecendo há anos, mas agora podemos divulgar para nossos usuários que voltamos a ofertar boa parte dos que estávamos sem contratos. Não é um processo fácil, o próximo passo é resolver as filas de espera”, enfatizou Tina Cabral.