Construir coletivamente a política municipal de atenção integral à saúde do homem. Este foi o principal objetivo da terceira reunião do Grupo Condutor da Saúde do Homem da Saúde de Aracaju que aconteceu, na terça-feira, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) no bairro Ponto Novo, reunindo 33 representantes de Unidades de Saúde da Família (USF).
"A saúde de Aracaju esta se consolidando a cada vez mais como um campo fértil para boas práticas voltadas a integralidade da saúde masculina", disse Fabrício Almeida, coordenador do Programa Saúde do Adulto. Ele explicou que essa reunião teve como temática "acesso e acolhimento", que é um dos eixos que integram a política nacional de atenção integral à saúde do homem.
De acordo com Fabrício, as reuniões do Grupo Condutor acontecem a cada três meses, sendo que a próxima esta prevista para o dia 3 de dezembro. Ele explicou que os representantes das USF são escolhidos a partir das rodas de conversa realizadas nas respectivas unidades. De março até agora, foram feitas 33 rodas, daí o número de representantes. Até o final deste ano, as rodas de conversa acontecerão nas demais 10 USF, fechando as 43 existentes no município.
Durante o evento houve a participação da representante técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Clesimary Evangelista, além de coral Sons no SUS, da Secretaria Municipal de Saúde. Na próxima reunião do Grupo Condutor, o tema será "Paternidade e Cuidado" e contará com a participação de Eduardo Chakora, coordenador da área de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
"Nestas reuniões, as pessoas recebem capacitações e passam a reproduzi-las nas suas respectivas unidades", disse Fabrício ao lembrar que este projeto foi lançado no dia 18 de março deste ano.
Além de "acesso e acolhimento", "paternidade e cuidado", os demais eixos da política nacional de saúde do homem são "prevenção de acidentes e violência", "saúde sexual e reprodutiva" e "condições e outros agravos".