O 12º Encontro do Grupo de Estudo sobre Câncer aconteceu na manhã de hoje (5) e reuniu profissionais da Saúde de Aracaju e representantes de diversas instituições filantrópicas de combate ao câncer no Estado de Sergipe como a Legião Feminina de Combate ao Câncer, Avosos e GACC e AMO. O evento foi realizado no Centro de Educação Permanente em Saúde, no bairro Ponto Novo, e teve como objetivo pautar apresentação do trabalho desenvolvido pelas organizações não governamentais de assistência às pessoas com câncer.
O Grupo de Estudo é uma ação desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Anísio Dário que compõe a Rede de Atenção da Saúde do Trabalhador (Reast) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju.
Conforme a gerente interina do Cerest, Telma Mendes Costa, a atividade acontece desde 2012 e visa não só debater sobre o tema do câncer no estado e na capital como também o planejamento de ações conjuntas no âmbito do combate, prevenção e diagnóstico precoce contra a enfermidade.
"Através do Cerest e da Reast desenvolvemos diversas atividades pautando a temática do câncer que hoje preocupa as Redes de Saúde do Trabalhador de todo o Brasil", disse Telma Mendes Costa, acrescentando que muitas categorias profissionais estão vulneráveis ao câncer, seja os trabalhadores de áreas com ambiente de trabalho hostil à saúde (insalubres), ou mesmo os profissionais informais e pouco instruídos para prevenção.
Telma Mendes exemplifica que até mesmo catadores de castanha podem vir a desenvolver câncer ou mesmo pessoas que trabalham diariamente expostas ao sol por conta da não adoção de cuidados preventivos, como uso de luvas e protetor solar. "A Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde de Aracaju trabalha justamente para orientar e conscientizar as pessoas, os trabalhadores e as empresas para prevenção do câncer e diversos outros riscos à saúde", enfatizou a gerente interina, lembrado ainda que Reast também atua na notificação de casos de câncer, outras doenças e acidentes relacionados ao trabalho, sendo o Cerest Anísio Dário referência para Aracaju e Santa Rosa de Lima, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristovão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora e Riachuelo.