Capacitar os servidores para prestar melhores serviços à população aracajuana é uma das metas priorizadas pela Secretaria da Saúde de Aracaju. E, para melhor ajudar a comunidade em caso de aparecimento de escorpiões em residências, desde a terça-feira, 3, até sexta-feira, 7, profissionais do Centro de Controle de Zoonozes(CCZ) de Aracaju participam de curso de atualização sobre escorpiões. A atividade acontece no Laboratório Central de Hemoterapia da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) em que a Secretaria de Estado da Saúde convidou técnicos dos municípios e do CCZ a participarem do encontro.
Para o veterinário do CCZ de Aracaju, Luiz Claudio, "a iniciativa da atualização é de grande importância, pois ajuda a identificar as espécies mais perigosas de escorpiões que, caso venham a aparecer na cidade, devem ser notificadas ao Ministério da Saúde e Instituto Butantã. Os escorpiões peçonhentos felizmente não são encontrados naturalmente em Aracaju, mas deixam o CCZ e a Vigilância alertos, pois podem levar a acidentes letais", comentou o veterinário. Segundo Luiz Cláudio, as espécies de escorpião nativos de Sergipe e Aracaju não possuem veneno letal, causando apenas dores na pessoa picada.
A agente de endemias, Lindinalva Teixeira, também participou do curso e acredita que o momento foi muito construtivo. "Nós, os agentes de endemias, estamos sempre prontos para orientar a comunidade e aprender mais é sempre válido", explicou a agente, reforçando que o CCZ já desenvolve trabalhos de coleta de escorpiões quando o cidadão notifica, onde o principal cuidado é justamente identificar a espécie e orientar para adoção de medidas que evitam o surgimento de escorpiões, como não acumular entulho e materiais próximos às casas.
Ações de Campos
Além do curso sobre escorpiões, os agentes do CCZ também estão nas ruas desenvolvendo outras ações. Os bairros Cirurgia e Robalo recebem até o dia 6 um grupo de agentes para levantamento diagnóstico da Leishmaniose Visceral, conhecida como Calazar. Enquanto isso, técnicos estão levando até o Bairro América educação em saúde para prevenção da leptospirose.
Também até o dia 6, uma equipe técnica do CCZ está visitando as Unidades de Saúde, dando orientações para a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.