Enfermeiros da rede de atenção básica participaram, hoje, no Centro de Educação Permanente à Saúde (Cepes), no bairro Ponto Novo, de uma oficina para atualização no tratamento de feridas e curativos ministrado pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, Elielma Sá. Neste curso, 30 enfermeiros aprenderam novas práticas de curativos de menor porte que são feitos nas Unidades de Saúde da Família (USF).
A coordenadora de enfermagem da Rede de Atenção Primária (REAP), Patrícia Oliveira Santana, disse que estes cursos de atualização começaram em julho passado. “Passamos novos conceitos, novas técnicas para melhorarmos e, com isso, beneficiarmos a comunidade que procura as unidades”, afirmou Patrícia. Ela frisa que quando chegam casos mais graves nas unidades, são feitos os primeiros procedimentos e o paciente é encaminhado para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou para um hospital.
Entre os meses de outubro e novembro deste ano, este mesmo curso será dado aos auxiliares de enfermagem. As 43 USFs do município têm 140 enfermeiros e 280 auxiliares de enfermagem.