Desfile Cívico é realizado na rua Bahia

Educação
02/09/2013 09h16
Início > Noticias > 55699


Centenas de pessoas prestigiaram neste final de semana (1º de setembro) o Desfile Cívico Escolar 2013 da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que reuniu 20 escolas da rede municipal e quatro da rede particular e aconteceu pela manhã na Rua Bahia, no Bairro Siqueira Campos, em comemoração aos 191 anos de Independência do Brasil.

O evento foi aberto pelo prefeito da capital, João Alves Filho, que ao lado do vice José Carlos Machado, e do comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, hasteou o bandeira nacional, de Sergipe e do município. Em seguida, começou o desfile militar com a Marinha do Brasil, seguido do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Durante o hasteamento das bandeiras, sob a regência do maestro Alex dos Santos França, o hino nacional foi executado pela Banda Marcial da EMEF Olga Benário, que é uma das três escolas da rede municipal de ensino de Aracaju que fazem parte do Projeto que criou a Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar).

A Semed definiu como temática ‘Louvando a Vida, Construindo a Paz', que foi detalhado na contemplação da vida desde a concepção do homem, os elementos da natureza e a vida em quatro tempos: criança, adolescente, adulto e idoso.

Desfile Cívico Escolar


Dessa forma, as escolas se apresentaram tratando de uma dessas temáticas numa aula pública que empolgou as pessoas que prestigiaram o desfile cívico. A secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, classificou o evento como um momento de amor e civismo ao país.

"O que nós estamos acompanhando aqui na Rua Bahia, com esse desfile, é a representação de amor e civismo ao Brasil, porque as os alunos, professores e escolas, estão podendo cultivar o amor à pátria. E com esse desfile civil e militar culminamos  os trabalhos feitos ao longo do ano com essa a aula pública abrimos as comemorações", avaliou Marcia Valéria.

Após o desfile militar, ocorreu o desfile das entidades civis com a apresentação dos Escoteiros do Brasil, a Federação dos Bandeirantes do Brasil, o Clube dos Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia e do Instituto Nossa Senhora das Graças.

A primeira escola municipal a desfilar foi a EMEF Oviêdo Teixeira, que utilizou alegorias em homenagem à chuva retratando o tema que simboliza "Tudo que Vive sobre a Terra". A estudante Raiana, de 11 anos de idade, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, disse que estava desfilando pela primeira vez. "Estou achando o  máximo prestar essa homenagem a nossa pátria", revelou.

Na sequência, outras 18 escolas da rede municipal de Aracaju, mais quatro da rede particular se apresentaram, cada uma abordando um subtema dentro da temática geral. Por volta do meio-dia, o evento chegou ao seu final com a EMEF Professor José Antônio da Costa Melo encerrando a apresentação das unidades de ensino abordando o tema "É Assim que Construímos a Paz: Sabendo Quem Somos Nós".