Mais de 700 alunos de cursos do Pronatec são certificados

Formação para o Trabalho
06/09/2013 20h04
Início > Noticias > 55729

Os aplausos ecoavam no auditório lotado anunciando a satisfação dos alunos presentes na cerimônia de entrega de certificados de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Emprego (Pronatec), realizado na tarde desta sexta-feira, 06, no espaço do Sest/Senat. As primeiras turmas, qualificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estavam distribuídas em 18 formações diferenciadas, contemplando áreas da indústria, comércio e serviços. No total, entre os meses de março a junho desse ano, foram certificados mais de 700 alunos de cursos do Pronatec, que agora estão aptos a exercer dignamente uma nova profissão no mercado de trabalho.

Representando o prefeito João Alves, a secretária municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Selma Mesquita, vibrou com a calorosa recepção dos formandos que, a todo instante, batiam palmas, se exaltavam e não escondiam a alegria de conquistar o diploma de um curso profissionalizante.  Durante o seu discurso, Selma enfatizou o compromisso da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Semfas, em garantir a continuidade dos egressos na busca de um novo reposicionamento no mercado.


"Agora que vocês estão qualificados, é hora de ir atrás da Fundat e garantir uma forma de conquistar o primeiro emprego. Para isso, podem contar com a ajuda da Agência do Trabalhador que dará um suporte para o encaminhamento de vocês nos processos seletivos no mercado de trabalho", explica a secretária, frisando a atuação de um dos principais projetos estruturantes da Fundat voltado para facilitar o ingresso do trabalhador qualificado em empresas locais.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, não conteve a emoção durante o seu discurso, ainda mais ao acompanhar a incansável dedicação e compromisso dos colaboradores e parceiros responsáveis pelo sucesso da conclusão dos cursos de capacitação. "É muito gratificante verificar o resultado da soma de esforços do trabalho das unidades da Fundat, dos Centros de Referência e Assistência Social e de toda a equipe de parceiros e colaboradores para o cumprimento de um relevante projeto social como este. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para êxito da conclusão desse evento", assevera.

Parceiros

Na oportunidade, os representantes das instituições Senac e Senai ainda ressaltaram sobre a relevância do Pronatec para a melhoria da inclusão produtiva do país. De acordo com Marcos Barreto, representante do Senac, um dos grandes êxitos do programa de capacitação é a possibilidade de transformar o sonho de quem deseja conquistar um emprego em realidade. "Aqui, a gente percebe que realmente é possível, através da união de esforços, construir o sonho de vocês e de suas famílias na busca de uma carreira e um crescimento profissional. Por isso, ficamos gratos por atuar em todo esse processo e agradecemos a confiança depositada em nossos trabalhos", diz.

Já na avaliação do gerente de relações com mercado do Senai, José Wolney Anjos, a qualificação é uma etapa importante que deve ser aproveitada e continuada por todos os egressos. "Não deixem de continuar buscando o aprimoramento, porque ele é o passo fundamental para quem deseja alcançar boas oportunidades no mercado. Por isso, nada de ficar parado e sempre seguir em frente com novas qualificações que ajudem a melhorar o seu currículo", avalia.

Satisfação

Sorrisos largos e choros contidos se espalhavam no semblante dos alunos que ocuparam todos os espaços do auditório. Na cerimônia, após os discursos de encorajamento das autoridades, os formandos respondiam a cada palavra com demonstrações entusiásticas que deixavam todo o público comovido. Uma das formandas mais exaltadas na solenidade foi a representante discente de turmas do Senac, Ana Cristina dos Santos, qualificada na função de cabeleireiro.


Bastante empolgada, ela conseguiu que a plateia cantasse a uma só voz a música "Noites Traiçoeiras", do Padre Marcelo Rossi, que fala sobre o enfrentamento das dificuldades e a superação dos obstáculos. "Temos que agradecer a grande chance das nossas vidas, em que muitas outras pessoas gostariam de estar no nosso lugar e não podem. Hoje, estamos aqui para conquistar o nosso prêmio, mostrar que somos capazes e que o esforço sempre vale a pena", afirma.

Já o aluno do curso de mecânico de motores, José Raimundo da Cruz, formado pelo Senai, ficou entusiasmado com o recebimento do certificado, porque, finalmente, ele vai conquistar o emprego que sempre sonhou trabalhar a vida toda. "Meu sonho ficou mais próximo e acho que conseguirei deixar o meu emprego de porteiro e  me tornar mecânico. Sempre tentei trabalhar com isso, mas era difícil. Agora cm o diploma vai ficar mais fácil e, graças a Deus, eu vou conseguir chegar lá", fala emocionado.

Palestra


A solenidade ainda contou com a palestra motivacional do educador Antônio Ramos, que aproveitou para mostrar histórias reais de pessoas ilustres que superaram as dificuldades e alcançaram grandes feitos em suas vidas.

"Se Beethoven, por sua surdez, acreditasse que seria inválido para compor músicas, perderíamos a chance de ouvir suas grandes interpretações e belas obras. Então, nada de se abater com as primeiras dificuldades e muitos menos achar que a caminhada parou. Agora com o diploma, vocês têm que aproveitar esse conhecimento e gerar riqueza, nuca desistir dos sonhos e enfrentar os obstáculos com atitude e serenidade", aconselha o palestrante.