O vice-prefeito José Carlos Machado esteve na manhã deste sábado, 7, representando o poder público municipal no Desfile Cívico da avenida Barão de Maruim, organizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceria com diversas instituições civis e militar. Este ano, o evento comemorou os 191 anos da independência do Brasil e estudantes de 28 escolas da capital e interior levaram à avenida um pouco da história dos índios sergipanos, do descobrimento aos dias atuais, desenvolvendo o tema ‘Pátria Amada, Brasil'.
A solenidade de abertura foi dada com hasteamento da bandeira nacional - feita por autoridades diversas -, ao som da banda do Exército e contou com a presença de milhares de espectadores no local; todos com o intuito de assistir ao maior evento cívico-militar do Estado.
Machado considera a data como um marco de civilidade e tradição na cidade de Aracaju, porém sugeriu que esta deva servir - também - como um momento de reflexão sobre a total independência que o brasileiro, ainda, não experimentou. "Muitas pessoas ainda vivem a margem da sociedade, então, temos que nos ater a esses e refletir se realmente somos totalmente independentes mesmo", disse o vice-prefeito.
Segundo Carlos Machado, o povo brasileiro tem muito a percorrer para alcançar a total autonomia e ressaltou que, em Aracaju, a gestão do prefeito João Alves Filho tem investido em ações que beneficiam os seus moradores, a fim de - ao menos aqui - se ter uma maior liberdade econômica e social, características de um povo livre. "O Brasil é um país independente, que infelizmente possui um povo dependente, de tudo. Em todos os cantos da pátria vemos exemplos disso e para mudar esse quadro aqui em Aracaju temos investido em diversos setores para, deste modo, termos uma sociedade mais aprazível", acrescentou.
O vice-prefeito também enalteceu a participação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), dirigida pelo Coronel Enilson Aragão que, com mais de 100 guardas desfilando no evento, demonstraram destreza e organização, características constantes no cotidiano da repartição. "A GMA tem feito um trabalho excepcional em relação a segurança dos aracajuanos e hoje aqui eles deram um exemplo de civilidade e competência, frutos do alto investimento que tem sido feito desde o início da administração de João Alves", concluiu.
No início do dia, o termômetro que registrava 27º que, logo depois, foi rapidamente compelido por uma fina chuva, mas essa variação climática não impediu que os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira abrissem caminho para o tradicional desfile de 7 de Setembro, sendo seguidos pela Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal. Além dos grupos civis e escolares, organizações não governamentais (ONGs) também passaram pela avenida.
O governador de Sergipe em exercício, Jackson Barreto, afirmou que a manhã foi de exaltação a nação brasileira, no entanto declarou que não se pode comemorar um dia de independência com total felicidade, quando ainda se ver muitos problemas de caráter social e econômico, a serem resolvidos. "Precisamos nos lembrar da independência com um sentimento de amor e devoção a Pátria, mas sem esquecer que ainda existe muito a fazer para termos um país livre de verdade. Devemos que aprofundar, agora, na questão da independência social e deixar um pouco de lado os fatores políticos que tanto prendem nossa gente", pontuou.