Guarda Municipal de Aracaju desfila no 7 de Setembro

Guarda Municipal
07/09/2013 16h08
Início > Noticias > 55733

A comemoração do Dia da Independência do Brasil contou com a participação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que reuniu 204 componentes no desfile cívico-militar da Avenida Barão de Maruim. Com o lema "Pela Lei, sempre vigilante", os guardas municipais (GMs) mostraram ao público a evolução do órgão criado há 22 anos, que hoje se constitui numa instituição estruturada, uniformizada, armada e de consciência cidadã, carregando no seu bojo a finalidade de manter a ordem social no âmbito da capital.

Sob o comando do diretor geral adjunto, o 1º tenente da Polícia Militar Jonatas Souza Santos, a tropa com seis pelotões ingressou na avenida com a marcha cadenciada pela Banda de Música do município, sob a regência do maestro e Major Antônio Emanuel Rocha. Os 40 músicos tocaram o hino da GMA, que foi concebido por Ednaldo Coelho e Ednalvo Rosendo. Entre os grupamentos que desfilaram à pé na parada, estiveram o da Ronda da Capital (Rondac), o do GMs antigos de carreira e o dos recém-ingressos na instituição.

"A GMA foi à avenida mostrar a sua nova forma de atuação, ao adotar uma postura mais cidadã, trabalhando mais próximo da comunidade e exercendo o exposto na Constituição Federal", declarou o tenente. De acordo com ele, o desfile da Guarda é um demonstração prática do exercício da cidadania, ao se unir aos demais órgãos de segurança para celebrar o amor à Pátria.

O diretor geral coronel Enilson Aragão destacou o quanto é fundamental a participação da GMA no desfile das Forças Armadas e de Segurança Pública, pois este envolvimento demonstra o valor e todo o potencial humano, material e intelectual da instituição.  "Sentindo o seu papel social, a Guarda compareceu hoje na avenida e fez um brilhante desfile, dando uma amostra exponencial dos seus recursos e também mostrando que está visível para a sociedade, que deve estar envolvida e confiar no trabalho da GMA, na sua participação plural e coletiva e no atendimento de suas demandas", destacou.

Para o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, a GMA foi muito bem recepcionada pelos expectadores do desfile. "A população já percebeu a importância que tem a Guarda Municipal na garantia da segurança de milhares de sergipanos que vivem aqui na cidade. No desfile do último domingo (dia 1º), no Siqueira Campos, quando a Guarda passou, foi a mais bem aplaudida de todos os contingentes militares. Aqui na avenida aconteceu a mesma coisa", observou.

De acordo com Machado, o fato da GMA estar junto à população, faz com que o órgão seja mais reconhecido. "O aracajuano já começa a identificar a corporação da Guarda Municipal como dele e, graças a Deus, o que se percebe é um profundo carinho que a população tem pela Guarda. Esta questão de segurança no munícipio é prioridade do Prefeito que já anunciou que quer 1000 guardas em janeiro, garantindo a segurança da população de Aracaju", frisou.

Desfile motorizado

A GMA levou para Barão um total de 26 veículos, entre eles 17 bicicletas e dois triciclos. O desfile motorizado expôs a frota que foi adquirida por meio de recursos provenientes de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  Os veículos são empregados no trabalho de patrulhamento preventivo da GMA, desenvolvido nos logradouros, escolas, postos de saúde, mercados e diversos espaços públicos municipais.

Uma das novidades deste ano foi a apresentação das mascotes GM Maria Flor e GM Juquinha, além dos bonecos do projeto Guarda Cidadã. As personagens integram as ações lúdicas de cunho social desenvolvidas pela GMA nas escolas públicas e no Programa da Prefeitura nos Bairros.

"É interessante frisar que a apresentação do Teatro de Bonecos e das mascotes da GMA foi brilhante e arrancou sorrisos das crianças, aplausos dos adultos, enfim, o entusiasmo de toda população que veio para prestigiar esse grande evento cívico", finalizou o coronel.