As areias de praia da capital sergipana são limpas três vezes por semana (aos domingos, segundas e sextas) pelos agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realizam em 20 quilômetros de extensão a atividade de recolhimento de lixo da faixa de areia, regiões de bares e calçadas da praia. A limpeza é intensificada nas vésperas de feriados e seu dia posterior, assim como na alta temporada turística.
Segundo o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, por dia são disponibilizados 36 agentes de limpeza distribuídos em três equipes, que recebem para suas atividades o apoio de um caminhão tipo caçamba e de uma máquina saneadora para a retirada do lixo na localidade. "Por dia é recolhida cerca de 1,5 tonelada de material descartado irregularmente na areia da praia pelos frequentadores e donos de bares", finalizou Robert Willyam.
Para recolher das areias cascas de amendoim, pontas de cigarro, tampas de garrafa e outros materiais descartados que são difíceis de coletar é utilizada a saneadora, trator capaz de recolher objetos de até 15 quilos. Enquanto a máquina segue controlada por um profissional, os demais agentes coletam os resíduos maiores no percurso, otimizando a limpeza.
Programação
Na parte urbana da cidade os serviços continuam sendo realizados pelas equipes da Emsurb no Mutirão Cidade Limpa. Além do Getúlio Vargas, as equipes atendem também o Bairro Cirurgia a partir desta segunda-feira, 9. Na programação regular da empresa, as avenidas Gentil Tavares, Mariquinha Seixas Dórea, Anízio Azevedo e Heráclito Rollemberg recebem serviços de limpeza geral.