Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve na ocupação Novo Amanhecer, no bairro 17 de Março, para orientar os moradores sobre os que devem ter com os cavalos e cachorros que possuem para evitar a proliferação de pulgas e carrapatos na comunidade.
A coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, explicou que não foi possível fazer borrifação para o combate destes insetos porque as barracas são cobertas de plásticos e panos e não há pavimentação no local. De acordo com Roseane Nunes, se fosse feita a borrifação no plástico não surtiria efeito porque o produto escorreria para a areia e seria perdido. No caso do tecido ocorre o contrário: o produto fica ali impregnado por muito tempo e colocaria em risco a saúde das pessoas. A ocupação do Novo Amanhecer tem 311 barracos.
“Como tem muitos animais ali, orientamos a comunidade sobre a importância da higienização dos animais, porque o carrapato é evitável. Tem que cuidar dos cavalos e cachorros para evitar a propagação de pulgas e carrapatos”, reforçou Roseane Nunes. “Estamos estudando outra forma de solucionar os problemas naquela região”, completou.
A ocupação Novo Amanhecer existe há cinco meses. As famílias ocuparam uma praça no conjunto Costa Nova.