Emsurb dá continuidade ao Curso de Implantação Orientada para Feirantes

Serviços Urbanos
11/09/2013 10h47
Início > Noticias > 55777

Em pouco mais de um mês, já são mais de 450 feirantes que tiveram a oportunidade de participar e concluir o Curso de Implantação Orientada para Feirantes desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju. A ação é realizada por meio de parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa).

A iniciativa continua sendo executada por instrutores do Sebrae na sede da Emsurb, que ministram a cada semana aulas teóricas aos participantes. Após esta etapa é realizado o acompanhamento do que foi aprendido em sala no próprio ambiente de trabalho dos alunos, ou seja, nas feiras livres e mercados.

"Estamos a cada semana capacitando feirantes que lidam diariamente com produtos que fazem parte do cotidiano e podem interferir na saúde população. As aulas ocorrem nos dias de segunda, terça e quarta e o projeto têm nos deixado orgulhosos com os resultados. Até dezembro há um quantitativo de mais de dois mil inscritos interessados nessa qualificação", destacou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.

Metodologia

O conteúdo teórico é passado aos participantes em oito horas e compreende orientações para manipulação de alimentos, noções de microorganismos; higiene pessoal e do local; possibilidade de contaminação dos alimentos e como evitá-la; doenças vinculadas aos alimentos; cuidados com os resíduos produzidos e como descartá-los corretamente; higienização das mãos; refrigeração e transporte adequado dos produtos.