Saúde de Aracaju soma forças pela erradicação do trabalho infantil

Saúde
11/09/2013 17h05

A Secretaria da Saúde de Aracaju, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), participou da 3ª Assembleia Geral do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Sergipe. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro São José e reuniu representantes de secretarias do governo e dos municípios sergipanos a fim de avaliar ações que estão sendo adotadas em Sergipe para ajudar o Brasil a atingir metas preconizadas junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) como a erradicação das piores formas de exploração infantil até o ano de 2016 e a erradicação do trabalho infantil até o ano de 2020.

A técnica da Secretaria da Saúde de Aracaju, Telma Mendes Costa, participou do Fórum e reafirmou que “através da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do Cerest, a Saúde de Aracaju soma forças pela erradicação do trabalho infantil, notificando casos de acidentes graves do trabalho envolvendo crianças exploradas não só em Aracaju como em regiões como  Santa Rosa de Lima, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristovão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora e Riachuelo”.  

O coordenador geral do Fórum, Danival Lima Falcão, destacou durante o fórum que combater o abuso e exploração contra  crianças e adolescentes é um desafio e para avançar nesta luta todos temos o dever de denunciar e notificar o surgimento de novos casos. "Esta é a melhor forma de interromper o ciclo do trabalho infantil e revelar a gravidade deste problema para a sociedade. O Estatuto da Criança e do Adolescente determina inclusive que em especial os profissionais da Saúde e da Educação não podem deixar de notificar violências e explorações contra a criança e o adolescente”, frisou Danival Lima, que também reiterou que é tarefa do estado fomentar, assessorar e cofinanciar ações com este intuito nos municípios. 

Além da Saúde de Aracaju participaram do evento representantes da  Secretaria de Estado da Educação (SEED); Superintendência Regional do Trabalho (SRT); Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (SEDHUC); Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe (FACTUS); Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social ( SEIDES); Associação dos Moradores e Amigos da Nova Brasília - AMANB, instituições representativas do governo e da sociedade civil. Foram convidados para assistir o evento os gestores municipais da Assistência Social de Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, e Tobias Barreto por serem estes alguns dos municípios com maiores índice de trabalho infantil em Sergipe, segundo informações  da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego  (SRT).