Unidade Sinhazinha promove palestra sobre cuidados com a diabetes

Saúde
11/09/2013 17h41

Cerca de 50 pacientes diabéticos atendidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, na avenida Hermes Fontes, assistiram a uma palestra da médica Iziane Oliveira, sobre os cuidados que devem ter com a doença. Eles foram alertados sobre pé diabético, que é perda da sensibilidade nesta parte do corpo e, por isso, as pessoas não percebem ferimentos, e também informados sobre a necessidade de manter uma dieta, não ingerindo açúcares e carboidratos, e de fazer uma atividade física regularmente.

No encontro, que ocorreu na sala de reuniões, Iziane orientou aos pacientes a usarem sapatos fechados e confortáveis, hidratar os pés, cortar as unhas em linha reta, para evitar ferimentos. "Como o diabético não tem sensibilidade nos pés, ele pode se cortar e não perceber. Esse corte pode inflamar se transformar numa gangrena e chegar a uma amputação", explicou.

A médica destacou, também, a importância da dieta e da atividade física para que a pessoa não se transforme em obesa. "A obesidade é um dos fatores de risco para os diabéticos que associada à hipertensão arterial podem ser vítimas de infarto do miocárdio, AVC (acidente vascular cerebral), insuficiência renal, cegueira e, para os homens, impotência sexual", disse Iziane.

A diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, o jeito como o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia.  Os alimentos ingeridos são quebrados em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, mas para entrar nas células ela precisa da ajuda de outra substância, a insulina. Quando o corpo não produz insulina é a diabete tipo I, considerada a mais grave.

A diabetes tipo II ocorre quando há falta parcial da insulina. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença têm a tipo II. A diabetes II está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo II estão acima do peso ideal.