O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) -, coronel Enilson Aragão, participou na quarta-feira, 11, do segundo encontro dos membros do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) promovido no Centro Administrativo. Na reunião, que contou com a participação de representantes de instituições de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal, foram expostos os dados resultantes da atuação da GMA entre janeiro e agosto deste ano.
Após a discussão acerca do Regimento Interno do GGI-M, o coronel Enilson explanou acerca das inovações adotadas na instituição, que vem contribuindo para o pleno desenvolvimento do trabalho. "Resolvemos trabalhar com a análise das estatísticas, especialmente com aquelas habilidades com as quais atuamos e, a partir de janeiro, começamos a tabular os nossos dados através dos nossos registros com condução à delegacia e de outras intervenções feitas em postos de saúde, escolas e em outros espaços. Aliado a isso, construímos um sistema de controle de pessoal que possibilita a impressão de relatórios com informações acerca do quadro da GMA", expôs o coronel.
De acordo com o diretor, até agosto já foram registradas 202 ocorrências policiais. "A média é de 25 ocorrências por mês e a maior incidência dos flagrantes é no turno da noite", detalhou. Os dados revelaram, que a GMA deteve 280 pessoas flagradas em condutas delituosas, sendo a maioria delas a prática de roubo/furto (55 flagrantes) e o porte de arma branca (36 flagrantes).
Ao colocar dados dos terminais de integração, o coronel mostrou que as estatísticas de flagrantes no Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e no Maracaju são as maiores. "Por determinação da secretária Georlize Teles, criamos o grupamento Ronda da Capital (Rondac) para atuar de forma itinerante nos terminais de integração. E, nos últimos dias, com a conclusão do curso dos recém-ingressos, neste primeiro momento, empregamos um efetivo de quatro guardas municipais (GMs) em cada terminal", explicou.
Ao comentar acerca dos números da GMA, Georlize Teles destacou como eles serão aplicados nas atividades do Gabinete. "Os dados apresentados pela Guarda contribuirão para formatação de um planejamento das ações a serem pensadas pelo GGI-M, como proposta na área de segurança do município. Esses dados serão decisivos para elaboração do Plano de Segurança Pública do Município", pontuou.
Sobre o GGI-M
O GGI-M foi instalado em agosto e reúne todos os órgãos de Segurança Pública para combater à criminalidade. O grupo, que foi instituído graças a adesão de Aracaju ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), tem a finalidade de articular as ações governamentais da área, promovendo a política municipal de segurança cidadã e a prevenção da violência nesta capital.
Compõem o GGI-M: representantes da Semdec, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da GMA, da Defesa Civil do município e do estado, das Secretarias Municipais da Família e da Assistência Social (Semfas) e do Planejamento e Orçamento (Seplan), das Polícias Civil (PC) e Militar (PM), do Corpo de Bombeiros (CBM), das Polícias Federal (PF/SE) e Rodoviária Federal (PRF/SE).