Saúde de Aracaju participa do XIV Encontro de Estudantes da 3ª Idade

Saúde
12/09/2013 14h13
Início > Noticias > 55820

A Secretaria da Saúde de Aracaju, através do Programa Saúde do Adulto Idoso e Homem, participou do XIV Encontro Regional de Estudantes da 3ª Idade. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Ações da Terceira Idade (NUPATI) da Universidade Federal de Sergipe (USF) e aconteceu nesta quinta-feira, 12, no município de São Cristovão, onde foram debatidas relações contemporâneas entre envelhecimento, família e sociedade. 

O coordenador do Programa de Saúde do Adulto Idoso e Homem, Fabrício Almeida, foi convidado à mesa de debates sobre "políticas sociais como estratégias de atendimento aos direitos da pessoa idosa". Fabrício Almeida apresentou as ações desenvolvidas pela Saúde de Aracaju no eixo assistência integral a saúde do idoso vinculada à política nacional de atenção à saúde da pessoa idosa. 

"Além da capacitação de profissionais para melhor atendimento ao idoso e a ambiência das unidades de saúde também oferecemos serviços específicos voltados para esse público. No Centro de Especialidades Médicas do Bairro Siqueira Campos temos a oferta de médicos geriatrias. Nas Unidades de Saúde da Família, além do atendimento preferencial, o idoso conta com a possibilidade de visitas domiciliares agendadas com a equipe do Programa Saúde da Família", explicou Fabrício, destacando que no quesito medicamentos também há a oferta de insumos para doenças relacionadas a chegada da terceira idade como diabetes, hipertenção, osteoporose e mal de parkinson. 

Para Professora Doutora Noêmia Lima da Silva, uma das idealizadoras do evento, a realização do XIV Encontro Regional representa mais um passo importante na luta por melhorias voltadas aos cidadãos na terceira idade. "O estatuto do idoso completa 10 anos e o Nupati está a 15 anos fomentando não só as discussões científicas como também  trazendo  a sociedade para busca de melhorias e ações que possam ajudar no desafio que é atender a questão do envelhecimento  saudável, com respeito e com dignidade do idoso enquanto cidadão ativo que esta inserido na sociedade",  afirmou.