João Alves participa da abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social

Família e Assistência Social
12/09/2013 16h04
Início > Noticias > 55823

O prefeito João Alves Filho compareceu na manhã de hoje, 12, a IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada no auditório da Universidade Tiradentes com o tema "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)". O encontro conta com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome e discutirá como a administração pública municipal está aplicando os recursos destinados ao setor.

João Alves falou da importância do evento e de como o Brasil evoluiu nesse campo. Para o prefeito, o desenvolvimento econômico do país não pode ser concluído apenas com o estudo do PIB - Produto Interno Bruto -, mas sim com uma soma de fatores socioeconômicos.

"Temos que ter uma visão que o verdadeiro desenvolvimento econômico deve envolver toda a sociedade. Sei do esforço da atual presidente e de sua visão abrangente no combate à pobreza. Sou conhecedor desse assunto já que fui o primeiro prefeito da capital e o primeiro governador que veio das camadas mais humildes. Não conheço a pobreza de ouvir falar, vivi ela", informou João Alves.

O prefeito falou ainda da importância da capacitação profissional para o preenchimento das vagas existentes no mercado e para que a população mais carente tenha acesso a melhores salários. "Exemplo disso é a criação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que capacita os cidadãos", disse o prefeito, desejando que o encontro seja o mais proveitoso possível com a deliberação de pontos que favorecerão a Assistencial Social em Aracaju.  "O Conselho de Aracaju tem desempenhado um trabalho com muito idealismo.Os participantes sempre terão o nosso acatamento para trocar ideias", completou João Alves.

De acordo com a secretária da Família e da Assistência Social, a IX Conferência definirá as políticas do SUAS para que posteriormente possam ser levadas à etapa estadual e nacional. "Já fizemos as pré-conferências e após a realização do evento municipal levaremos as nossas propostas e das comunidades para que sejam aplicadas em todo o Brasil".

Representando a ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, o conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social, José Cruz, falou que a Conferência é um espaço privilegiado com a participação popular e dos gestores que compõe a rede socioassistencial para que seja avaliada.

"A conferência possibilita essa avaliação, por isso, é importante que todos participem para que de fato essas carências possam ser sanadas. A conferência acontece num período de comemorações. São 20 anos da promulgação da lei orgânica da assistência social do Brasil, oito anos de implantação do SUAS e dez anos de implantação do Bolsa Família", avalia José Cruz.