Iatista do Bolsa Atleta viaja para competição mundial

Juventude e Esporte
12/09/2013 16h58

Arthur William sempre manteve uma relação especial com a água. Gostava tanto deste elemento que foi a partir dele que desenvolveu uma paixão: aos cinco anos descobriu o Iatismo, e desde então 19 anos marcados pelo esporte se passaram. Neste mês, o esportista do Bolsa Atleta, programa de incentivo da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), adiciona mais um episódio especial à sua trajetória. Ele viaja para disputar o Campeonato Mundial Classe Snipe de Iatismo, evento que acontece de 21 a 28 de setembro no Rio de Janeiro.

Ao lado de Ricardo Rezende, seu companheiro de provas, o jovem sergipano segue para a mais importante competição de sua carreira. A dupla, que atua junta desde 2007, vem de uma rotina agitada de desafios, com participações no Campeonato Brasileiro de 2012, onde conquistou 8º lugar, no Campeonato Hemisfério, também em 2012, quando ficou em 18º lugar, e no Campeonato Brasileiro deste ano, com vitória em 20º lugar, colocação que permitiu a convocação para o mundial.

"Temos treinado muito, tentado conciliar nossas agendas ao máximo. São duas horas diárias em treinos semanais, mais três horas aos fins de semana. Estamos muito confiantes. Eu e o Ricardo temos uma relação tão boa que há coisas que certas vezes não precisamos nem falar um para o outro. Pretendemos no mínimo representar Sergipe entre os 20 mais", afirma Arthur.

O dia-a-dia esportivo movimentado de William divide sua atenção com outra importante atividade: a graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Sergipe. O jovem acredita haver muito sentido em manter o lado engenheiro e esportista juntos. "O esporte sempre me ajudou com a calma e a disciplina e criou muito uma relação de organização em todas as esferas da minha vida", fala.

E quando o assunto é Bolsa Atleta, ele também não economiza palavras. "Antes da bolsa eu treinava apenas por hobby. Foi só a partir dela que conheci o profissionalismo. Hoje eu levo mais a sério, me dedico, treino mais, tento participar de competições. Influencia até mesmo em questões físicas, como peso e saúde, e me fez entender que o esporte é também um compromisso", conclui.

O secretário Carlos Eloy ressaltou a importância da competição e da divulgação da modalidade em Aracaju. "Tem muita gente que não sabe da quantidade de modalidades diferentes que o Bolsa Atleta assiste. E o Arthur está provando que existe espaço para o iatismo também. A Sejesp está muito honrada em estar sendo representada nesse campeonato tão importante para o esporte, e estaremos na torcida pelo Arthur e Ricardo", disse Eloy.