Conselho abre Conferência Municipal de Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
12/09/2013 16h35

Com um público estimado em 400 pessoas, a IX Conferência Municipal de Assistência Social foi aberta na manhã desta quinta-feira, 12, com a presença do prefeito João Alves Filho, da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Thiago Ramos, conselheiros, vereadores, secretários e diversas autoridades. O evento foi aberto por volta das 9h30, no Campus Centro de Unit, com a proposta de discutir a 'Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS'.

O prefeito João Alves abriu o seu pronunciamento destacando a importância do Conselho Municipal de Assistência Social. "O conselho desenvolve um trabalho louvável como guardião dos direitos dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e por isso merece o nosso respeito e solidariedade", disse o prefeito também enfatizando o valor da conferência como fórum de debate para o avanço da Política de Assistência Social.

Selma Mesquita empenhou apoio e esforços da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social para a consolidação do Suas no município de Aracaju. "Com esta conferência, alcançamos o ápice do processo democrático, iniciado com as pré-conferências, oportunidade em que afirmo que o produto das discussões aqui realizadas servirá para direcionar, redirecionar e aperfeiçoar o nosso trabalho à frente da secretária, tendo como objetivo maior o aprimoramento do Suas? e a prestação de serviços cada vez mais qualificados para os nossos usuários", garantiu.

O presidente do Conselho, Thiago Ramos, agradeceu a presença dos delegados, convidados e observadores, especialmente dos usuários do Sistema Único de Assistência Social no evento. "Vocês são os protagonistas desta política, sendo muito justa a participação dos usuários neste momento de debate", falou.

Palestra magna

Representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e membro do Conselho Nacional de Assistência Social (MDS), José Cruz defendeu o tema central com uma palestra focada nos seis eixos de discussão: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no Suas; e Regionalização.

"Estamos aqui, neste espaço privilegiado de participação para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Suas, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado", disse o palestrante, reforçando a importância do Conselho Municipal de Assistência Social no processo de aprimoramento do Suas.

José Cruz salientou que a Assistência Social, com suas ações, projetos, programas, serviços e benefícios é um direito do cidadão e que a sua missão mais importante é a de garantir proteção social para todos aqueles que dela precisar.