Como forma de apoiar a medida tomada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, motoclubes de Sergipe realizaram um ato simbólico na noite de ontem, 12, no cruzamento das avenidas Jorge Amado e Francisco Porto, ao trafegarem em conjunto pelas vias com sinalização revitalizada, chamando atenção dos que circulavam na região.
O local semaforizado já recebeu a novidade da faixa exclusiva para motos. A medida, de acordo com o diretor de Planejamento e Sistemas, Francisco Navarro, é para evitar acidentes e até uma forma de tornar o trânsito mais organizado. "A faixa exclusiva para motos será implantada em todos os cruzamentos semaforizados da capital, proporcionando mais segurança nos momentos de abertura dos semáforos. Isso evita que os motociclistas fiquem competindo espaço entre os carros quando o sinal abre e fecha e isso evita acidentes", explica.
Navarro acrescenta que a SMTT continuará com o trabalho de divulgação e orientação à sociedade para o uso correto da sinalização. "É uma questão de adaptação", finaliza.
Para o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado de Sergipe, Marcos Vinícius Oliveira, a iniciativa deve ser comemorada pela sociedade. "As motos, geralmente, param entre os carros e quando o semáforo abre, a possibilidade deles atingirem uma motocicleta é maior sem a faixa. Agora, os motociclistas têm um lugar específico e seguro para realizar essa parada", considera Marcos Vinícius.
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, acredita que, futuramente, o trânsito de Aracaju ainda terá faixas exclusivas para motocicleta e ônibus. "São medidas que impactam positivamente na segurança e mobilidade das pessoas dentro da cidade", avalia.