Assim como foi desenvolvida a capacitação aos ambulantes que atuaram no Forró Caju 2013 durante as onze noites de festa, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se antecipa mais uma vez e decide promover novamente o Curso de Manipulação de Alimentos. O objetivo é preparar estes profissionais que em breve irão comercializar no Pré-Caju 2014.
A capacitação com carga horária de dez horas será executada por instrutores do Sesi e contará como item obrigatório para todos que pretendem comercializar alimentos no evento. O curso será oferecido ao público em geral, previsto para ser iniciado na primeira semana de outubro pela Fundat, com apoio da Vigilância Sanitária, do Sesi e da Emsurb.
"O órgão apoia vários eventos da capital e o papel da Prefeitura é oferecer meios que favoreçam essas ações. Já tivemos a primeira experiência com o Forró Caju, ou seja, só foi autorizado a comercializar na área da festa quem tinha o certificado da capacitação e agora, a poucos meses para a realização do Pré-Caju, nossa ideia é preparar estes ambulantes para atuar da melhor forma na festa. Vale lembrar que todos os ambulantes que queiram participar de festas públicas ou particulares precisam fazer o curso para obter a autorização para comercializar", ressaltou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.
Curso de Manipulação de Alimentos e Higiene
O curso oferecido desde o dia 8 de abril deste ano possui carga horária de dez horas e é ministrado em dois dias por instrutores do Sesi. O conteúdo foi montado a partir dos conhecimentos do programa Cozinha Brasil e orienta os ambulantes sobre a melhor forma de preparar alimentos, atentando para o manuseio correto, higiênico e sem desperdícios. O curso segue as exigências da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa) e já foi ministrado também no Museu do Mangue, localizado no bairro Coroa do Meio.