Os dias em Aracaju prometem ser mais cheios de saúde e diversão. É que estréia nesta segunda-feira,16, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade, o Pelc, projeto de democratização das práticas esportivas e de lazer do Ministério do Esporte, que acontece na capital em parceria com a Secretaria da Juventude do Esporte (Sejesp). As aulas inaugurais do projeto se realizam dia 16 , às 19h na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, e no dia 17 na Praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont, também às 19h.
Após três meses de intensos preparativos, o programa chega à ativa a todo vapor: estão no roteiro oito horas de ações com atividades lúdicas, educativas, culturais e esportivas ministradas três vezes por semana entre os turnos manhã e tarde em cada núcleo. Serão cerca de 1000 pessoas atendidas em cada comunidade, orientadas por uma equipe de 12 agentes sociais e dois coordenadores de núcleo, todos devidamente capacitados pelo Ministério do Esporte, que enviou uma equipe especial à capital no mês de julho.
Para Kleber Alves, Coordenador de Lazer da Sejesp e do Pelc em Aracaju, o projeto promete modificar a rotina dos bairros e seus moradores. "É um programa de uma dimensão e alcance muito grandes. É o segundo maior de esporte e lazer do Governo Federal, e mobiliza toda uma estrutura. Não é apenas sobre esporte, é também sobre trazer o lazer para aqueles que não podem pagar por isso, e o melhor, utilizando-se de espaços públicos para isso. Manteremos as praças vivas, com a população interagindo e mudando conosco a história da própria comunidade", diz.
E é justamente na força e nos efeitos dessa interação que o coordenador acredita. "Infelizmente nós vivemos em um país que enfrenta uma situação muito difícil de combate às drogas. No Pelc, nós proporcionamos um ambiente educativo e saudável às crianças, jovens e adultos ociosos, uma grande vitória nessa luta. E é por acreditar que o esporte e o lazer são os caminhos mais rápidos e importantes para o sucesso que nós e o prefeito João Alves apostamos nesse projeto. Ele, inclusive, jamais nos deixou desistir dessa idéia, que hoje já é uma grande conquista", fala.
Para participar das ações do Pelc, o cidadão deve ser residente da comunidade onde se localizam os núcleos e comparecer até o dia 30 de setembro nas unidades de atendimento fixas localizadas na Praça da Juventude e na Praça Ulisses Guimarães, munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência. Inscrições também serão realizadas através de equipes do programa que visitarão escolas e associações comunitárias do bairro. Vale lembrar que todo cadastro se realiza de forma totalmente gratuita e abrange todas as faixas etárias.