Adequar as condições de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, na Zona Norte de Aracaju é uma das metas da secretária da Saúde, Goretti Reis. Bastante entusiasmada, a secretária comemora que “agora a UPA está passando por manutenção que há anos foram negligenciadas por outros gestores. Hoje a UPA já recebe reparos significativos, como a aplicação de mantas asfálticas no telhado para solucionar o antigo e grave problema das goteiras e infiltrações no teto e paredes. Tudo está sendo feito para melhor os serviços que disponibilizamos para a população da capital e do interior de Sergipe”.
Quem foi a Urgência na manhã desta segunda-feira, 16, já pode conferir pedreiros e pintores trabalhando e até mesmo salas de setores já prontas com o ambiente mais organizado. como é o caso do setor de Observação de Pacientes Adultos do Sexo Masculino. O setor funcionava em um corredor e não contava com banheiro nem espaço próprio para equipes de enfermeiros de plantão. Agora, a observação conta como divisórias de vidro, sala de enfermagem, banheiro para uso e higienização dos pacientes além de recepção onde o acompanhante pode ficar.
O aposentado Francisco de Paulo Menezes, 53 anos, conta que hoje precisou ir à urgência e constatou um ambiente mais humano e adequado. Ele utilizou a recém-inaugurada sala de observação. “Fui bem atendido, recebi medicamentos, pude repousar num ambiente muito limpo e organizado até receber alta. Considero que tive toda atenção que precisava!”, agradece Francisco.
Os profissionais da enfermagem também comemoram o novo espaço. A enfermeira Carla Vilas Boas aponta que a transferência do setor de observação melhora as condições de trabalho. “Viemos para um lugar adequado, sem intervenção do fluxo de pessoas que antes atrapalhava a equipes já que o setor funcionava em um corredor de acesso e passagem de pessoas. Hoje temos mais privacidade e inclusive o conforto de um ar condicionado funcionando e espaço para dar um banho digno nos pacientes”, afirmou.
Repouso dos funcionários
Outra local que está sendo reformado no Nestor Piva são as salas de descanso dos profissionais que agora vão receber reboco e pintura. A coordenadora da UPA, Luciene de Santana, explica que “devido às infiltrações no teto, as salas apresentavam mofo nas paredes e os funcionários e profissionais não suportavam o mau cheiro. Agora estamos fazendo reformas para oferecer um ambiente sadio porque o trabalhadores também merecem o melhor. O planos da atual gestão estão acontecendo de maneira gradativa e sem interromper as rotinas de trabalho e atendimento à comunidade”, afirma Luciene.
Escalas na recepção
Outro ponto que vem chamando a atenção de quem procura a UPA é a exposição diária e atualizada das escalas dos profissionais da saúde que se encontram de plantão. No painel na sala de recepção está a lista completa dos profissionais divididos por turno de plantão e especialidade.