PMA continua trabalho de recuperação da malha viária

Infraestrutura
16/09/2013 15h40

A Prefeitura de Aracaju vem trabalhando diariamente na recuperação asfáltica da capital. São mais de 15 equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) espalhadas em vários pontos da cidade, executando serviços de tapa buraco e outras ações de recuperação da malha viária. O cronograma de trabalho é planejado sempre com critérios técnicos e, a partir das demandas da população, diversos corredores de trânsito são contemplados com essas ações que tem por objetivo garantir que motoristas e transeuntes possam trafegar com mais segurança e fluidez.

Nas duas primeiras semanas de setembro foram atendidas mais de 100 vias públicas em vários bairros. Diversas ruas dos bairros 18 do Forte, Aeroporto, Atalaia, Capucho, Centro, Coroa do Meio, Farolândia, Getúlio Vargas, Grageru, bairro Industrial, Jardins, Luzia, Mosqueiro, Ponto Novo Santa Maria, Santo Antonio, Santos Dummont e Suíssa. A estimativa é que ainda em setembro sejam recapeadas cerca de 300 ruas, número superior ao do mês de agosto.   

Na manhã desta segunda-feira, 16, equipes da Emurb realizaram reparos na avenida  Alexsandro Alcino, bairro Santa Maria, nas ruas Aloísio Campos, Renato Fonseca, Waldemar Silva Carvalho, Neri Correia de Andrade, no bairro Coroa do Meio, rua Porto da Folha, bairro Suíssa, e na rua Serafim Bonfim, no Santos Dumont.

Rotina de trabalho

Para corrigir os problemas na malha viária deixados por antigos gestores, o prefeito João Alves Filho, já no início do ano, recomendou ao secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, fazer um estudo pormenorizado que priorizasse a recuperação asfáltica de Aracaju. Um criterioso organograma foi planejado a partir de pareceres técnicos dos engenheiros da Emurb e cuja principal deliberação foi a realização dessas ações, considerando a capacidade do corpo de servidores da empresa e respeitando a legislação trabalhista, que estabelece o número máximo de horas extras trabalhadas.

"Nesses quase nove meses de gestão, temos feito um esforço muito grande para equalizar o problema da malha asfáltica de Aracaju. Infelizmente quem estava à frente da PMA nos últimos anos permitiu que o prazo de dez anos de vida útil do asfalto fosse ultrapassado, ficando assim envelhecida e padecendo pelos efeitos do clima e do tempo. Mas os fatos mostram que temos trabalhado. E dois fatos estatísticos comprovam isso: por mês, mais de 200 ruas e avenidas são recuperadas. E mais recente, lançamos o Programa Rodando no Macio, em que mais de 36 ruas vias públicas serão totalmente recapeadas", destaca o secretário.