Experimentação gastronômica encerra curso de culinária básica

Formação para o Trabalho
17/09/2013 11h09
Início > Notícias > Experimentação gastronômica encerra curso de culinária básica

A mesa farta de delícias gastronômicas chamava atenção pelo variado cardápio, formado de pratos principais, acompanhamentos e sobremesas minuciosamente elaborados. Todas as iguarias foram os resultados obtidos pelas formandas do curso de culinária básica, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

A aula de encerramento, realizada na tarde desta segunda-feira, 16, na unidade de qualificação do Santos Dumont, contou com a presença da equipe da diretoria de formação profissional (Dirforp), representada pela diretora da Dirforp, Socorro Melo; pela coordenadora das unidades de qualificação, Kátia Farias; e a assessora técnica, Lourdes Felizardo. Na oportunidade, elas conversaram com os alunos presentes e ressaltaram a satisfação de presenciar o esforço e dedicação desempenhados durante o processo de aprendizagem.

"O tempo, esforço e a dedicação realizada por cada uma de vocês está reunido aqui neste momento, com o encerramento de um ciclo de intenso aprendizado. Fico muito feliz em compartilhar deste momento e aconselho a não desistirem no meio do caminho. Continuem estudando, se especializando e dando prosseguimento ao crescimento profissional de vocês, que ainda é a melhor porta de entrada para uma melhoria na condição de renda da sua família", afirma Socorro Melo. 

Ainda foram enfatizadas, as ações da Fundat no serviço de encaminhamento do profissional qualificado, através da Agência do Trabalhador. "Ao sair daqui, vocês podem procurar os serviços da Agência que não só encaminha para o mercado, mas ainda ajuda sobre a melhor forma de preparar o currículo e indica a escolha de formação profissional em cursos de áreas semelhantes", explica Kátia, reforçando que o papel da Fundat não fica limitado ao curso, mas se estende ao período posterior da formação.

Aprendizagem

Os 25 dias de aulas foram direcionados ao ensino da preparação de comidas versáteis, fáceis de elaborar e com baixo custo de produção. Segundo o instrutor do curso, Renan Brito, o objetivo foi mostrar às alunas o potencial possível de ser extraído de alimentos facilmente encontrados, mas que podem assumir uma nova forma quando incrementados a novas misturas.

"O diferencial é ser criativo, sem precisar enfeitar muito ou utilizar produtos caros na preparação. Os pratos escolhidos para o curso atenderam aos desejos das próprias alunas, que gostariam de saber como preparar refeições que se adequassem a marmitas ou até lanches, como foi o caso da aula em que elas elaboraram pequenas porções de acarajé. Tudo foi pensado como uma maneira de como elas já podem investir no próprio negócio ou até começar a trabalhar em uma empresa sem encontrar grandes dificuldades", explica Renan.

Ainda durante o curso, outro aspecto enfatizado foi a postura do profissional de culinária, que deve se manter organizado, limpo e bastante dedicado ao ofício. Para Renan, a reunião dessas qualidades é um elemento indispensável para quem quer conseguir sucesso na área.

"A disciplina é importante em qualquer profissão, e na área da culinária isso não foge à regra. Eu sempre incentivo aos meus alunos a se empenharem ao máximo, já que o bom profissional se sobressai e o ruim fica para trás. Por isso, não só foco na parte da cozinha, mas também mostro como montar e preparar uma mesa até como elaborar uma decoração ou enfeite. Sempre apostando no diferencial e criatividade do seu trabalho", explica Renan, mostrando o belo arranjo ornamentado na mesa que foi confeccionado na aula como exemplo de objeto de decoração que pode ser utilizado pelas alunas.

 Empolgação

Para a aluna Valdislaine Lima, o curso serviu como uma forma de aumentar o prazer que já nutria pela culinária, mas agora tendo em vista o desejo de se profissionalizar e montar seu próprio negócio. "Eu só cozinhava em casa a partir da instrução da minha avó, mas o curso ajudou a que eu conhecesse muito mais coisas que posso colocar em prática para ganhar uma renda extra. Gostei muito do que aprendi e se pudesse não parava mais", diz.

Já na opinião da aluna Mônica dos Santos, o curso não só reforçou o seu interesse em cozinhar, como também abriu as portas para conquistar seu primeiro emprego. "O professor ficou impressionado com a minha atuação nas aulas e me convidou para trabalhar no seu restaurante, o Dona Benta. Fiquei tão feliz que nem acreditei. Vou conseguir já sair empregada e fazendo o que mais gosto", diz a aluna emocionada, que só soube da notícia durante a aula final.