No início do mês de setembro, a Prefeitura de Aracaju deu início à construção da Praça dos Esportes e da Cultura, localizada no bairro Olaria, Zona Oeste da capital, e começou a reurbanização da Praça Pedro Diniz Gonçalves Filho, conjunto Jardim Esperança, no Inácio Barbosa. Em virtude de problemas apresentados nos projetos originais de urbanização relacionados à planilha orçamentária, e cuja elaboração foi feita durante a gestão anterior, as duas obras estavam paralisadas desde outubro passado.
Após as correções técnicas feitas na planilha e as readequações executivas no projeto original a administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), conseguiu iniciar, a pouco mais de 15 dias, a construção da Praça dos Esportes e da Cultura e a reurbanização da Pedro Diniz Gonçalves, considerando as condições exigidas pelos agentes públicos financiadores e respeitando o que preconiza as recomendações dos órgãos fiscalizadores da administração pública.
Com a construção de mais esse espaço de convivência coletiva no bairro Olaria, a Prefeitura proporciona aos quase 20 mil habitantes divididos entre o conjunto Veneza, loteamentos São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I, um ambiente amplo, seguro e iluminado. São mais de 3 mil metros quadrados de área onde serão construídos dois blocos, onde funcionaram biblioteca pública, telecentros, auditórios, salas multiuso, um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de sanitários com adequações para pessoas portadoras de deficiência.
No local ainda serão construídos uma quadra coberta e com as medidas oficiais para a prática do Voleibol, parque infantil, aparelho de ginástica, rampa de acesso e passeio. Orçada em R$ 1.634.580,46, a obra é fruto da parceria entre a PMA, Caixa Econômica Federal e Ministério dos Esportes.
Já os moradores do conjunto Jardim Esperança, no Inácio Barbosa, comemoram o início da reurbanização da Praça Pedro Diniz Gonçalves. Abandonada por sucessivas gestões, a praça será transformada e contará com um novo conjunto arquitetônico e paisagístico. Localizada em uma área cercada de unidades escolares, um Centro de Referência (Cras) e templos religiosos, a praça cumpre um papel social importante para a comunidade local, sendo uma opção de lazer. Com investimentos de R$ 643.543,77 em recursos próprios, é mais uma iniciativa da PMA na consolidação de políticas de urbanização.
A Prefeitura trabalha, a população se beneficia
Outras praças de Aracaju estão sendo revitalizadas. Em todas, a marca de uma administração preocupada em garantir aos cidadãos os direitos fundamentais de acesso a logradouros públicos em condições de estimular o lazer, atividades lúdicas e práticas de exercícios físicos e cognitivos. Essa preocupação em cultivar a cultura de lazer coletivo para os aracajuanos e visitantes será a tônica dos próximos quatro anos.
Em ritmo acelerado, as obras das praças Camerino, localizada no Centro, Tobias Barreto, no bairro São José, e José Andrade Góes, no 18 do Forte, estão prestes a serem entregues à população. Juntas, forma um moderno conjunto urbanístico com características dos principais centros urbanos do Brasil. No bairro Santa Maria, a PMA também investe em urbanização, com o início recente da construção da Praça dos Esportes e Cultura.