Fundat incentiva a formação continuada

Formação para o Trabalho
17/09/2013 16h58

Trabalhando para um empregador ou gerindo seu próprio negócio, é importante ir além do básico e observar constantemente as atualizações da profissão e as demandas do mercado de trabalho. Objetivando o diferencial dos formados, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão veiculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), oferece não só cursos profissionalizantes, mas também oficinas e cursos livres para aprimorar e diversificar as formações.

Na última segunda-feira, 16, foram iniciados no Centro de Inclusão Produtiva da Rua Alagoas, bairro Siqueira Campos, os cursos de Corte e Costura e Auxiliar de Cozinha, veiculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esses serão os primeiros cursos oferecidos depois da reforma do espaço e respondem a demanda da população. "Antes de o centro voltar a funcionar, muitas pessoas vinham até nós para pedir pelo curso de corte e costura, quando conseguimos e as inscrições foram abertas, as vagas se encerraram rapidamente", disse a coordenadora do centro, Ana Joelina de Calazans.

A grande procura motivou a Fundat a oferecer o curso solicitado. "Por sabermos do interesse da comunidade e da existência da infraestrutura adequada, nos apressamos e conseguimos, em parceria com a Semfas, trazer cursos que fossem do Pronatec. Demos preferência a esses cursos, pois eles valorizam o currículo dos alunos e ainda oferecem uma ajuda financeira através do bolsa-formação", explicou a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

Ainda de acordo com a presidente, é uma característica do trabalho de formação realizado na Fundat o incentivo ao aperfeiçoamento dos profissionais. Por isso, a Fundat oferecerá, ao final dos cursos profissionalizantes de Corte e Costura e Auxiliar de Cozinha, cursos livres que agreguem valor aos cursos frequentados.

"O interesse da turma foi tão grande que já estamos planejando cursos de aperfeiçoamento para tornar a formação dos nossos alunos ainda mais completa. Com uma formação mais ampla as chances dos alunos de aumentar a renda, seja em empresas, seja trabalhando por conta própria, se tornam maiores", afirmou a presidente da Fundat.

Os alunos reunidos para a aula inaugural receberam com entusiasmo a notícia de que turmas de aperfeiçoamento serão abertas após o curso. A aluna Maurícea Santos foi uma das primeiras a mostrar interesse. "Minha mãe era costureira e tinha o sonho de que um dos filhos continuasse o trabalho dela. Então quando costuro realizo o meu sonho e o da minha mãe e por isso estou sempre com vontade de aprender coisas novas, de melhorar e aperfeiçoar o meu trabalho", disse a futura aluna do curso profissionalizante de corte e costura.