Apresentação do Pelc reúne moradores do Augusto Franco

Juventude e Esporte
17/09/2013 16h03

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), apresentou nesta segunda-feira, dia 16, para a comunidade do conjunto Augusto Franco, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade, o Pelc. A iniciativa é uma parceria junto ao Governo Federal, através do Ministério do Esporte, e tem como objetivo democratizar o acesso ao lazer e esporte nas comunidades.

A apresentação do programa no pólo do Augusto Franco aconteceu na Praça da Juventude, um dos pólos que vai abrigar o Pelc, e reuniu a comunidade do local, que ouviu do coordenador do programa em Aracaju, Kleber Alves, como efetivamente a iniciativa irá funcionar. "A partir do dia 30 de setembro, vocês terão oficinas nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. Serão aulas de Karatê, futebol, vôlei, dança, percussão, pintura. O programa vai oferecer o que a comunidade determinar", explicou o coordenador.

E é justamente esse ponto que destaca o Pelc como um programa democrático. A partir desta terça-feira, dia 17, representantes da Sejesp estarão visitando escolas, centros comunitários e entidades do bairro para saber da comunidade quais são as atividades que eles desejam que o programa ofereça. Uma ideia bastante elogiada por Luiz Marques, vice-presidente da associação Anchieta e um dos líderes comunitários do Augusto Franco.

"Esse programa é um resgate da praça e do bem estar da comunidade. Ouvir a população, saber o que mais a agrada, o que ela pretende fazer no espaço que é dela, é muito importante. Tenho certeza que os moradores do Augusto Franco irão lotar a praça para fazer as atividades do Pelc. Para quem como eu, luta para melhorias na comunidade, ver isso se concretizar é um sonho", explicou Luiz.

Durante a explanação do Pelc, três integrantes da comissão criada pelo prefeito João Alves para acompanhar as etapas do programa estiveram presentes. O presidente do grupo, Luiz Carlos Ferreira falou sobre a relevância do programa. "Acompanhamos esse programa há três meses, e sabemos que mesmo sendo um processo simplificado simples, exigiu muito trabalho. Ver hoje a apresentação para a comunidade é gratificante por saber que esse programa é fundamental para evitar a ociosidade entre crianças, jovens e adultos", ressaltou o presidente.

Os vereadores Anderson de Tuca e Max Prejuízo acompanharam apresentação e elogiaram o empenho da Sejesp em fazer o Pelc dar certo. Os vereadores ainda fizeram um apelo para que a população preserve a estrutura da praça e para que se mobilizem e façam parte do programa. Convite que a operadora de telemarketing Ana Caroline Nascimento não tem dúvida: já tem duas integrantes.

"Esse programa é uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Augusto Franco. Tenho uma filha que já freqüenta a praça junto com minha mãe, e acredito que as novas atividades vão deixá-las ainda mais assíduas na praça. A aceitação vai ser grande, tenho certeza", pontuou Ana.

O secretário Carlos Eloy acompanhou toda a apresentação e conversou com os moradores sobre as necessidades da praça. Ao falar para a comunidade, Eloy apresentou os agentes sociais e coordenadores de núcleos que irão acompanhar as oficinas ministradas na praça da Juventude e na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. "Essa apresentação do programa já é um termômetro da aceitação da comunidade. Estamos felizes em ver a praça cheia, com pessoas praticando várias atividades físicas, e o Pelc chega para reforçar essa necessidade de povoar a praça. Os agentes estarão acompanhando de perto todas as atividades, oferecendo a vocês o melhor', assegurou o secretário.

O núcleo da praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont, será apresentado a comunidade nesta terça-feira, dia 17, às 19h, e funcionará da mesma forma que o da praça da Juventude.