Obras na avenida Canal V entram na fase de conclusão

Infraestrutura
19/09/2013 15h17

A Prefeitura de Aracaju está realizando um dos maiores investimentos em obras estruturantes já executadas no conjunto Augusto Franco, Farolândia, Zona Sul da capital. Após concluir a macrodrenagem e urbanização da avenida Josino José de Almeida, mais conhecida como Canal IV, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) trabalha para finalizar as obras das avenidas  Dr. Jose Thomas D'Ávila Nabuco, popularmente conhecida como Canal V, e a Murilo Dantas, extensão desta última, que dá acesso à avenida Beira Mar.

Orçada em R$ 6.391.506,25, trata-se de uma parceira da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No projeto está inclusa a implantação da macrodrenagem (canalização subterrânea), urbanismo (construção de calçadas, ciclovias, plantio de árvores), restauração do pavimento do entorno, iluminação e sinalização horizontal de toda a extensão das duas vias. 

Cerca de 100 profissionais da Emurb se dividem ao longo da obra em várias frentes e trabalham para garantir uma celeridade no andamento da obra. Na manhã desta quinta-feira, 19, as ações se concentraram na compactação do solo onde será feito o piso e no assentamento de material para base e sub-base da urbanização. Em mais de um quilômetro de extensão, já é possível observar os primeiros trechos sendo finalizados. A parte da canalização subterrânea também se encaminha para ser finalizada.

Investimentos melhoram a vida da população

Até pouco tempo atrás, os moradores da área tinham que conviver com o desconforto e o mau cheiro das águas expostas, e com a iminência de proliferações de doenças infecciosas causadas por inseto, além dos constantes alagamentos. Com a iniciativa da administração municipal em atender essa antiga demanda e garantir saneamento e urbanização, a vida de quem vive na região irá melhorar significativamente.

"É, de fato, uma grande obra. Não apenas pelo investimento financeiro ou pelos metros quadrados urbanizados, mas sobretudo, pelo alcance social. Em uma única obra é possível conciliar, urbanismo, saneamento, saúde coletiva e preventiva, estimulo à prática de atividades físicas e de lazer, enfim uma série fatores que transformam positivamente a vida de muitos aracajuanos, de nascimento ou de coração", afirma o secretário municipal de Infraestrutura, o engenheiro Luiz Durval Tavares.